Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Marina Uliano
Título: MOLLIOREM: RECONSTRUÇÃO DO TÓRAX FEMININO
 
Introdução:
A reconstrução tridimensional é uma área amplamente estudada nos campos de Visão Computacional e Visão Cientifica (JOSÉ, 2008). Segundo José e Lopes (2007), o objetivo da reconstrução é obter informações tridimensionais baseados em ambientes reais e ambos concordam que a reconstrução 3D pode ser utilizada para auxiliar diversas áreas como medicina, arquitetura, cartografia, automação industrial, entre outros.
Existem duas formas de realizar a reconstrução 3D, baseado em superfícies e baseado em volumes (JOSE; LOPES, 2007). Na reconstrução por superfícies é necessário adquirir as informações por um dispositivo, como Laser Scanner Cyberware Hires citado por José e Lopes (2007) ou Microsoft Kinect citado por Jorge e Reis (2013); ambos são capazes de obter uma malha de pontos referente ao mundo real. Para realizar a reconstrução 3D por volumes, podem ser utilizadas imagens adquiridas de qualquer lugar (JOSE; LOPES, 2007).
Segundo Silva (2014), o Kinect, dispositivo criado pelo Microsoft, inicialmente era utilizado como um sensor apenas para jogo, mas cada vez mais os entusiastas tem-se utilizado deste dispositivo como scanner 3D. Este fenômeno segundo Borges (2013), se deve pelo custo do aparelho, mais barato que outros scanners 3D que estão mercado e a popularidade dele como sensor para entretenimento, ganhando assim mais destaque.
Para realizar a reconstrução 3D existem algumas bibliotecas que facilitam o processo de recebimento de informações do Kinect como libfreenect e Point Cloud Library (PCL) destacado por Martins (2014) e Kinect SDK mencionado por Mendes (2012). Existem também bibliotecas expostas por Martins (2014) que servem para manipular a nuvem de pontos ou visualizá-las como libfreenect, Open Source Computer Vision Library (OpenCV) e PCL.
Atualmente, bem como há tempos, as mulheres estão à mercê da tríade: ser bela, ser jovem, ser saudável. (DEL PRIORE 2000 apud MINATO; TRAESEL, 2009). Segundo CRMMedic (2010), as principais dúvidas das mulheres em relação a mamoplastia de aumento são: a prótese pode sair do lugar e qual o tamanho da prótese que se deve.
De acordo com CRMMedic (2010), o primeiro passo de um mamoplastia é saber qual o tamanho dos seios que a mulher gostaria de ter. Após isto, o médico deve fazer uma avaliação completa para sugerir o tamanho ideal. Todavia, mesmo que o médico faça todos os exames necessários para viabilizar o tamanho da prótese e explique à paciente como será o resultado, ela ainda não terá noção do resultado da cirurgia.
Diante do exposto, este trabalho apresenta o desenvolvimento de um protótipo para avaliar e fazer a reconstrução 3D da região torácica das mulheres (seios), para que as mulheres possam analisar melhor a região onde será aplicado o implante.