Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Renan F. dos Santos
Título: UTILIZAÇÃO DO PENTAHO PARA CONSTRUÇÃO DE UM DATA WAREHOUSE PARA GESTÃO DA SAÚDE PÚBLICA DE UM MUNICÍPIO DO VALE DO ITAJAÍ
 
Introdução:
A Secretaria de Saúde do Município de Blumenau (SEMUS) e o Laboratório de Desenvolvimento e Transferência de Tecnologia (LDTT) da Universidade Regional de Blumenau (FURB) estão trabalhando no desenvolvimento de um sistema ubíquo, ou seja, que está sempre conectado a rede de gestão pública de saúde focado nas redes de atendimento básico, chamado de Pronto. Esse sistema visa auxiliar o processo de atendimento na saúde pública no município (LABORATÓRIO DE DESENVOLVIMENTO E TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA, 2013).
O LDTT foi criado em 2008, com um projeto de análise de viabilidade técnica e econômica para o desenvolvimento de uma solução para guiar pessoas com limitações de visão. Hoje o LDTT mantém diversas frentes de projeto e seu principal objetivo é promover e facilitar a produção, difusão e transferência de tecnologias de informação e comunicação aproximando as empresas da universidade (LABORATÓRIO DE DESENVOLVIMENTO E TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA, 2013).
Entretanto, o projeto Pronto, cujo propósito é disponibilizar um sistema de informação para facilitar o atendimento na rede da saúde pública de Blumenau, atualmente está em uma construção ascendente iniciada pelo controle e armazenagem de transações na área da saúde. Acredita-se que, em breve, o Pronto necessitará de um módulo ainda não contemplado pelo projeto, que permitirá uma melhoria na tomada de decisão sistemática pela saúde pública do municipal (LABORATÓRIO DE DESENVOLVIMENTO E TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA, 2013). Esse sistema poderá proporcionar aos gestores da saúde pública do município uma visão analítica, possibilitando assim reduzir gastos, alocar recursos de forma eficiente e consequentemente melhorar a qualidade de vida da população.
Nesta perspectiva é que o presente trabalho está centrado, ou seja, o estudo e a proposta da utilização do Pentaho para o desenvolvimento um modelo de Data Warehouse (DW) objetivando a implantação de conceitos de Business Intelligence (BI), na gestão estratégica da base operacional do Pronto.