Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Renan F. dos Santos
Título: UTILIZAÇÃO DO PENTAHO PARA CONSTRUÇÃO DE UM DATA WAREHOUSE PARA GESTÃO DA SAÚDE PÚBLICA DE UM MUNICÍPIO DO VALE DO ITAJAÍ
 
Conclusão:
O trabalho teve como principal objetivo apresentar uma arquitetura para construção de um DW e aplicar os conceitos de BI na saúde pública do município de Blumenau. Com o desenvolvimento do trabalho foram criadas rotinas de ETL que são executadas por um fluxo de trabalho previamente agendado pelo usuário. Os dados extraídos para o DW são apresentados na aplicação do Pentaho através de dashboards, visões analíticas e relatórios, alcançando assim os objetivos do trabalho.
O objetivo específico de disponibilizar os dashboards de entrega de medicamentos e atendimentos foi atendido. Para poder atender esse objetivo foram criados indicadores quantitativos sobre os assuntos de entrega de medicamentos, agendamentos, procedimentos, consultas e acolhimentos.
A criação de visões analíticas de pacientes e entrega de medicamentos foi concluída. Essas visões analíticas podem prover aos gestores uma visão mais precisa da classificação dos seus pacientes pode unidade e como está a distribuição de medicamentos entre as unidades.
Outro objetivo específico alcançado foi a criação de um fluxo de ETL que avisa via e-mail caso uma execução termine com sucesso ou falha.
A utilização do Pentaho foi valiosa para o trabalho, pois ele disponibiliza um conjunto de ferramentas de desenvolvimento para BI, abrangendo as partes de ETL, apresentação de dados, agendamentos, controle de usuários, entre outras. Somado a isso o Pentaho é open source e multiplataforma, sendo assim, de fácil integração e utilização com o sistema do Pronto e sua arquitetura. Outro ponto de destaque da utilização do Pentaho foi a fácil conexão que ele obteve com a base de dados do Pronto, em Oracle e a base do DW, que é feita em MS SQL Server, em sua versão gratuita.
O sistema pode ser melhorado aplicando uma análise dos especialistas do sistema Pronto em conjunto com os analistas de negócio para a criação de indicadores de desempenho, cruzamento de informações e assuntos relevantes a serem abordados para gerar inteligência analítica aos gestores da saúde pública.