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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Danieli de Paula
Título: Arquitetura de uma Solução para Gestão da Inovação de uma Empresa de Tecnologia da Informação
 
Introdução:
O mercado competitivo exige diferenciais das organizações, seja na criação de novos produtos ou na melhoria dos já existentes. Pode-se dizer que a competitividade do mercado fomenta a necessidade constante de inovar dentro das organizações.
A ideia de inovação incorpora ideias de novidade e de mudança, estes conceitos aparecem em definições criadas nos últimos 30 ou 40 anos (MOREIRA; QUEIROZ, 2007). Um dos seguidores dessa linha de pensamento é Dosi (1988), segundo ele a inovação está relacionada à descoberta, à experimentação, ao desenvolvimento, à imitação e à adoção de novos produtos, novos processos de produção e novos arranjos organizacionais.
O desejo em se tornar mais competitivo e utilizar a inovação como impulso para atingir este objetivo, deixou de ser uma preocupação somente das organizações. O governo brasileiro tem trabalhado para conseguir auxiliar as organizações no processo de geração de inovações e com isto conseguir também crescimento e independência econômica. Para isto, foram criados planos e políticas específicos para a área, agências de fomento e bancos de investimento para impulsionar as inovações (STAL, 1997 apud ANDREASSI, 2007, p.17).
Um dos recursos de maior destaque às empresas desenvolvido pelo governo é a Lei n° 11.196/05, também conhecida como Lei do Bem. O intuito desta lei é beneficiar através de incentivos fiscais às pessoas jurídicas que realizam pesquisa e desenvolvimento de inovação tecnológica (BRASIL, 2005). Contudo, é fundamental lembrar que a empresa deve realizar uma contrapartida. Por isto, a Lei do Bem define que para aderir aos benefícios da lei, as empresas precisam enviar ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Informação (MCTI) um formulário com as informações anuais sobre os seus programas de pesquisa tecnológica e desenvolvimento de inovação tecnológica (BRASIL, 2005).
Desta forma o governo assume a responsabilidade de definir novas políticas de incentivos e em contrapartida, as empresas precisam organizar suas informações referentes às inovações. Sendo assim, é necessário que as organizações façam a gestão de suas inovações.
Para a gestão ocorrer de forma prática e eficaz é fundamental dispor de ferramentas que auxiliem no dia-a-dia. Acredita-se que a utilização de Business Intelligence (BI) para visualização das informações e apoio na tomada de decisões, ou de sistemas específicos e customizados para cada organização, possa contribuir para o gerenciamento das inovações de cada empresa. Neste sentido, surgiu à necessidade da criação de um sistema para auxiliar na gestão da inovação de uma empresa de tecnologia da informação que beneficia-se atualmente com uso da Lei do Bem, o qual é o foco deste trabalho.