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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Iago Felipe Schmitt
Título: BUSMAPS: Aplicativo para auxílio de Transporte Coletivo
 
Introdução:
O transporte coletivo no Brasil não é recente. Avaliando-se a condição mundial, de acordo com Autoclassic (2010) podem-se achar indícios desse meio de transporte a partir de 1820, considerando-se a serpentina, as redes, as gôndolas, os bondes e os ônibus. Mesmo restringindo-se ao Brasil e considerando apenas o ônibus a gasolina, chega-se ao ano de 1908 com o primeiro serviço regular de ônibus. Na época a mecânica desses carros era do fabricante Daimler e a carroceria de origem francesa (AUTOCLASSIC, 2010).
Atualmente, considerando-se apenas a cidade de Blumenau, segundo Clicrbs (2013), mais de um terço da população desloca-se através do transporte coletivo, não apenas para ajudar na preservação do meio ambiente, mas principalmente por não ter condições financeiras para comprar ou manter um veículo nas estradas.
Com o número elevado de passageiros, as empresas responsáveis não conseguem atender à demanda com qualidade, seja na questão de infraestrutura ou de linhas e horários. Assim, as pessoas têm que andar longas distâncias e esperar pelo seu transporte, já que a frota de ônibus é precária. Não sendo isso suficiente, em uma publicação recente Catie (2013) expõe que uma auditoria feita para a efetuação do reajuste do valor da tarifa apontou como pontos mais críticos a frota vencida, a falta de segurança nos terminais, a falta de conforto térmico e a falta de reajuste de oferta e demanda.
A população, diante desses problemas, reclama constantemente por melhorias, porém essa também encontra-se de mãos atadas, uma vez que não possui outro meio de locomoção. Para os cidadãos o estresse em pegar ônibus não está somente dentro do veículo, mas também fora dele, antes de subir a bordo.
Seja em dias de chuva ou em dias de sol, permanecer nos pontos de ônibus à espera do transporte coletivo não é tarefa das mais fáceis em Blumenau. Sem banco, com o telhado quebrado, no meio do mato ou com pedras no lugar do assento. Foi assim que o Santa encontrou os pontos de ônibus nos bairros Fidélis, Itoupava Norte, Água Verde, Itoupavazinha, Centro, Garcia, Água Verde e do Salto. (CLICRBS, 2013).
Levando-se em consideração as dificuldades encontradas pelos usuários do transporte coletivo, o presente trabalho propõe, através de um aplicativo para dispositivos móveis, uma solução para a questão de visualização de horários e linhas de ônibus. Nele o usuário, com apenas alguns toques, poderá obter os pontos mais próximos e os horários aproximados dos ônibus para facilitar o seu deslocamento dentro da cidade.
Como os usuários do transporte coletivo não possuem outro meio de condução disponível acabam ficando dependentes do precário serviço. Os fatores que englobam esse serviço e o identificam como de má qualidade acabam desgastando as pessoas e as deixando de certa forma estressadas (CLICRBS, 2013).
Recorrendo a artigos e trabalhos de conclusão de curso recentes, Boeck (2012) e Carvalho(2002), e ao próprio sistema público que não dispõe destas informações, foi possível identificar que não há um software que auxilie os usuários na área de dispositivos móveis, nos pontos identificados como críticos, na hora de se locomover pela cidade. A principal forma de consulta de linhas e horários pelo usuário é acessando o site de Serviço Autônomo Municipal de Trânsito e Transporte de Blumenau (SETERB) (SERVIÇO AUTÔNOMO MUNICIPAL DE TRÂNSITO E TRANSPORTE DE BLUMENAU, 2010).
Assim, a aplicação desenvolvida no presente trabalho tem o intuito de, mesmo que não solucione o problema como um todo, facilitar o uso desse serviço pelo usuário de uma maneira mais cômoda. Assim, o que se pretende é diminuir o tempo em que o usuário espera por um ônibus, bem como diminuir a distância em que o usuário tenha que andar muito para embarcar em um ponto distante, por desconhecer a existência de um ponto mais próximo.