Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Iago Felipe Schmitt
Título: BUSMAPS: Aplicativo para auxílio de Transporte Coletivo
 
Conclusão:
O trabalho teve como principal objetivo criar um aplicativo que permita ao usuário, de uma forma mais cômoda, deslocar-se pela cidade de Blumenau através do transporte público oferecido, utilizando como meio de acesso toda a liberdade e recursos que um dispositivo móvel tem a oferecer.
Os objetivos desse trabalho foram alcançados. A forma com que o usuário usa e contribui com suas próprias informações para o aplicativo torna as suas respostas cada vez mais realistas. Isto facilitará o seu dia-a-dia na hora de ir ao trabalho, à escola ou se deslocar para o seu destino através do transporte coletivo. Com o cadastro de opiniões o usuário pode expressar a sua idéia, a sua insatisfação ou sua sugestão facilitando para a prestadora do serviço tomar decisões que melhorem o transporte urbano.
A escolha das ferramentas para o desenvolvimento do aplicativo se adequou aos objetivos propostos. A plataforma escolhida é a que mais cresce hoje no mercado em relação às vendas e a popularidade, facilitando assim o crescimento do uso do aplicativo. A solução para o webservice, o Node.js, escolhida se encaixa perfeitamente com o perfil do sistema, pois sua alta escalabilidade permite que, com o aumento de usuários, seja mais fácil melhorar o processamento de informações.
BusMaps foi nome do produto designado a conter a integração de dados do transporte público, oferecidos pelo mesmo, com mapas virtuais tornando assim uma fácil visualização das informações, contemplando a contribuição da comunidade que utiliza esse tipo de serviço. A maior vantagem do uso do aplicativo é justamente a acessibilidade à informação, por poder ser acessado de qualquer dispositivo móvel que possua a plataforma Android e tenha acesso à internet.
Ao fim deste trabalho chegou-se a conclusão que os resultados obtidos com o desenvolvimento deste sistema foram satisfatórios, os requisitos propostos foram alcançados, e desta forma o objetivo principal do trabalho foi cumprido fornecendo ao usuário o horário previsto de chegada do ônibus ao ponto, fazendo com que ele perca o mínimo de tempo possível na espera de um ônibus. O recolhimento desses dados é realizado pelos usuários e com isso foi possível obter informações bem próximas as reais. Já o meio utilizado pelo Consórcio Siga para obter esses dados, foi seguir ônibus a ônibus de carro, marcando os tempos.
As informações repassadas pelo Consórcio Siga não incluíram a correlação entre o percurso da linha e seu pontos de parada. Isto ocasionou a correlação manual desses dentro do escopo do presente trabalho, um esforço adicional inesperado. Assim, por questões óbvias de redução de esforço e disponibilidade de tempo para a execução do presente trabalho, esse limitou-se a correlacionar somente as linhas e seus respectivos pontos de ônibus que trafegam entre os terminais de ônibus.
De um modo geral, este trabalho proporcionou um aprendizado no que diz respeito às ferramentas utilizadas para o desenvolvimento do aplicativo e também como funciona o serviço de transporte público de Blumenau. Contudo, o aplicativo desenvolvido atende as necessidades dos usuários, levantadas neste trabalho, e corresponde satisfatoriamente aos objetivos propostos.