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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Cintia Andréia Mafra
Título: SISTEMA DE EXTRAÇÃO E CENTRALIZAÇÃO DE INDICADORES APLICADO AO HELPDESK DE UMA EMPRESA DE TI
 
Introdução:
Ao longo de muitos anos percebe-se que muitos administradores gerenciam suas empresas de forma simples sem planejamento, o que costuma acarretar em decisões equivocadas. Logo geram prejuízo para a empresa e levam ao caos administrativo. Conforme Junior (2012) verifica-se que as empresas de hoje precisam estar centradas em suas informações de modo que estas venham a auxiliar o líder na tomada de decisão. Para que a empresa obtenha uma melhor organização em suas tarefas, o líder necessita de Sistemas de Informações (SI).
Segundo Oliveira (2008, p.7), "sistema é um conjunto de partes integrantes e interdependentes que, conjuntamente, formam um todo unitário com determinado objetivo e efetuam determinada função". Uma das partes integrantes deste conjunto são os dados.
Dado é qualquer elemento identificado em sua forma bruta que, por si só, não conduz a uma compreensão de determinado fato ou situação. O dado é apenas um elemento neutro sem significado que depende de outro recurso para ser processado dentro da empresa. Já a Informação é o dado trabalhado que permite ao executivo tomar decisões. (OLIVEIRA, 2008, p.22).
Desta forma é necessário ao executivo analisar constantemente a qualidade da informação que será utilizada nas tarefas rotineiras e nas tomadas de decisão. Possuir dados registrados, saber que possui informações disponíveis e conseguir extrair conhecimento dessas informações pode representar um grande diferencial nas negociações em empresas.
Para uma maior precisão em seus processos de tomada de decisão, existem no mercado modelos de práticas, ferramentas e experiências bem sucedidas voltadas para o aumento da qualidade do processo. Um destes modelos reconhecidos mundialmente é o programa para Melhoria de Processo do Software Brasileiro (MPS-BR), coordenado pela Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (SOFTEX). Segundo Bueno (2009), “o modelo MPS-BR estabelece a qualidade como um fator crítico de sucesso para a indústria de software, desta forma o foco deve ser colocado nos processos visando o desenvolvimento de produtos com padrões de qualidade correlatos aos padrões internacionais para o setor”.
Constata-se, assim, que surge a necessidade de automatizar o processo atual de levantamento dos dados em uma empresa de TI, com sede no município de Blumenau, estado de Santa Catarina. O processo apesar de existir, é feito manualmente, de forma ineficaz, trabalhosa e suscetível a falhas.
Com isso, foi desenvolvido o sistema nomeado HB.SIG, que torna o processo mais ágil e centralizado, com possibilidade de consultas diárias do andamento dos resultados dos indicadores com maior rapidez, fazendo com que o processo de análise seja mais eficaz e o próprio resultado final mais eficiente.