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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Jean Marcelo Mueller
Título: Implementação do Business Intelligence Aplicando Balanced Scorecard
 
Introdução:
O avanço tecnológico têm possibilitado cada vez mais a geração e o acesso às informações originadas a partir de serviços compartilhados e interligados através da internet. Neste cenário, vive-se o problema da crescente sobrecarga de informações, onde se têm mais dados armazenados e menos tempo para a transformação em informações significativas.
Segundo Barbieri (2001, p. 34), com o passar dos anos a quantidade de informações armazenadas num banco de dados de uma empresa é tamanha que não é possível acessar todas as informações no servidor operacional sem prejudicar o seu desempenho para os outros usuários. Sem a possibilidade de uma análise ampla dos dados, a tomada de decisão pode ser imprecisa, baseada em cenários que distorcem a realidade histórica dos fatos. Este crescente aumento de informações armazenadas torna-se inútil caso não haja ferramentas que possibilitem a extração e simplificação dos dados.
Uma das alternativas para resolver este problema é a criação de um Data Warehouse (DW). Segundo Inmon (1997, p. 33), “um data warehouse é um conjunto de dados baseado em assuntos, integrado, não volátil, e variável em relação ao tempo, de apoio às decisões gerenciais.”
Segundo Barbieri (2001, p. 51), DWs bem estruturados aliados a Sistemas de Informação Gerencial (SIG), tal como Business Intelligence (BI), são ferramentas poderosas na visualização e simulação de cenários, abstraindo a complexidade e flexibilizando o acesso as informações para os usuários finais. A utilização destas ferramentas de análise possibilita o acesso a qualquer dado de uma empresa de maneira rápida e fácil.
Segundo Barbieri (2001, p. 34), “O conceito de BI, de forma mais ampla, pode ser entendido como a utilização de variadas fontes de informações para se definir estratégias de competitividade nos negócios da empresa”. O BI pode fornecer referências integradas capazes de auxiliar as tomadas de decisões, extraindo informações até então desconhecidas das empresas, escondidas em milhares de registros armazenados pelos sistemas empresariais.
Barbieri (2001, p.48), afirma que BI: “está diretamente relacionado ao apoio e subsídio aos processos de tomadas de decisão baseados em dados trabalhados especificamente para a busca de vantagens competitvas”. Com uma política de gerenciamento do desempenho de processos dentro do BI, determinando métricas e Key Performance Indicator (KPI), pode-se tomar decisões sobre a melhoria dos procesos e alinhamento com o desempenho organizacional em tempo real.
KPI, segundo Turban (2009, p. 108), “são as medidas específicas de cada fator crítico de sucesso”. Também conhecida como indicadores chave de desempenho, esta técnica de gestão pode ser desenvolvida para medir o nível de desempenho de qualquer etapa de um processo ou resultado.
Segundo Barbieri (2001, p. 30), através do BI é possível criar indicadores para aferir não só o desempenho operacional e a saúde financeira da empresa, mas se os resultados esperados estão sendo obtidos e se a empresa está norteada para o sucesso. Pode-se adotar o sistema de gestão estratégica Balanced ScoreCard (BSC).
Para Kaplan e Norton (2006, p. 7), “O Balanced Scorecard descreve como a unidade de negócio cria valor para os acionistas [...], impulsionado pela excelência nos processos internos. Os processos são aprimorados continuamente, medindo o alinhamento de pessoas, sistemas e culturas”.
Visto o acima, este trabalho visa o aperfeiçoamento do controle de indicadores e da gestão de informações estratégicas de uma empresa do ramo têxtil da região do Vale do Itajaí, utilizando-se de softwares livres e da construção de um DW. As informações foram extraídas do sistema empresarial do tipo Enterprise Resorce Plannig (ERP), voltado para o planejamento de recursos corporativos, divididos nos módulos custos, financeiro, produção e comercial. Este trabalho utiliza a ferramenta de BI Pentaho, software de código aberto desenvolvido em Java para análise de negócios empresariais, para onde é transferido o monitoramento dos indicadores e os processos de buscas mais onerosos, garantindo a integridade e fornecendo informações precisas, permitindo a visualização dimensional dos dados. O desenvolvimento do SIG, utilizado para fins de extração e descoberta de conhecimento é um fator determinante para o crescimento sustentável da empresa, tanto no fornecimento de informações quanto nos controles dos processos empresariais, até então, realizados através de grande esforço humano.