Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Airto Irineu Furlan
Título: Desenvolvimento de um Business Intelligence para Empresa do Setor Químico utilizando a Ferramenta QlikView
 
Introdução:
A competição está cada vez mais presente nos negócios, com isso a disputa pelo mercado está exigindo mais flexibilidade dos gestores e tomadas de decisões mais precisa. Continua no mercado a empresa que detém mais informações, assim aplicando inovações e estratégias da forma correta e precisa. A informação atualizada e exata é fundamental para a gestão ágil, veloz e com o mínimo erro possível. Antes, o mercado era lento e perdoava, agora está acirrado e rigoroso. Um erro fatal e o produto estará fora do mercado, impulsionado pela concorrência (HABERKORN, 2004).
As informações estão sendo utilizados nas empresas de uma maneira desassociada, não estão sendo utilizadas como forma de competitividade e apoios às decisões. As decisões estão sendo tomadas a partir de relatórios e ou informações estruturadas e não estruturadas (DALFOVO; TAMBORLIN, 2010).
Estas informações que são extraídas dos sistemas legados e do Enterprise Resource Planning (ERP), estão interligadas entre tabelas e arquivos, sendo assim o difícil ou até o impossível acesso as estas informações. Para extrair as informações precisas dessas tabelas, de forma que possa tomar as decisões a partir delas, requer muito conhecimento técnico dos gestores. Com a evolução tecnológica e necessidade das informações mais rápidas e de fácil acesso para os gestores, flexibiliza-se essas informações através dos Business Intelligence (BI), oferecendo mais qualidade e flexibilidade as informações (HABERKORN, 2004).
Com o crescimento do setor químico do Brasil nos últimos anos, e a perspectiva desta continuidade, colocam para o setor, importantes desafios e imensas oportunidades. Essa percepção é reforçada pelo fato de que o crescimento do setor ocorre de forma mais intensa do que o da economia como um todo (Associação Brasileira da Indústria Química, 2012).
A partir deste estudo, verificou-se a necessidade de desenvolvimento de relatórios e cubos de decisões para as informações estratégicas sob o conceito de Business Intelligence (BI) para os gestores de empresa do setor químico, tornando essas informações em nível estratégico da empresa para auxiliar na tomadas de decisões. Conforme levantamentos na literatura e in loco, decidiu-se por optar neste trabalho o tipo de Sistemas de Suporte à Decisão (SAD), baseando-se no conceito de BI e que mais se aproximou da realidade da empresa química em que foi aplicado o trabalho.