Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Fábio Rodrigues Schirmann
Título: Desenvolvimento do Mapa Estratégico para apresentar Indicadores de Desempenho dos Docentes do Mestrado em Administração da Universidade Regional de Blumenau
 
Introdução:
Muitas Instituições de Ensino Superior no intuito de atingirem de imediato os objetivos traçados utilizam ferramentas e métodos sem planejamento, quando o fazem não se dão conta de que o tempo é um fator de suma importância para a consolidação do efeito esperado. O planejamento, assim como a medição de desempenho, requer tempo e dedicação para serem desenvolvidos. É fundamental a paciência e a consciência de uma nova forma de efetuar e medir os processos, mesmo que isso gere reformulação de todo o sistema atual (MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, 2012).
Para as Instituições de Ensino Superior (IES) avaliar o índice de desempenho e metas tem sido um desafio constante para buscar a qualidade no ensino superior. As IES buscam melhorias e garantia de espaço em meio à atualidade competitiva. Por isto, cada vez mais, busca-se ferramentas ou processos que auxiliem na identificação de estratégias, metas e medições de desempenho, pois, as mesmas precisam diferenciar-se das demais e garantir sua qualidade e satisfação de ensino.
A busca por ferramentas que propiciem maximização de resultados é cada vez maior. Tenta-se quebrar paradigmas em curtos espaços de tempo. Todavia os novos modelos contrastam com a realidade, na qual poucos prevalecem e têm sua eficiência e eficácia comprovada (KAPLAN; NORTON, 1997).
A avaliação ou medição de desempenho é uma técnica usada para quantificar a eficiência e a eficácia das atividades do negócio, tendo a certeza que variáveis importantes estão sendo corretamente medidas e analisadas, promovendo o desempenho profissional bem como uma maior produtividade e desempenho organizacional. Neste contexto situa-se o sistema apresentado nesse trabalho como objetivo de auxiliar no desenvolvimento de conteúdos para a organização, no sentido de agregar valor através da melhor qualificação de seus colaboradores.
Devido à grande demanda de cursos e a acirrada competição no mercado educacional torna-se imprescindível que as IES tenham em mãos informações e dados relevantes para a tomada de decisão. Avaliar o índice de desempenho e metas tem sido um desafio nas organizações, as IES buscam melhorias e garantia de espaço em meio à atualidade competitiva. Da mesma forma a Universidade Regional de Blumenau, com o Programa de Pós Graduação em Administração (PPGAd) possui o mesmo problema, ou seja não possui uma ferramenta para visualizar seus índices de desempenho e metas, a partir dos dados coletados dos seus docentes.
Por isto, cada vez mais, buscam-se ferramentas ou processos que auxiliem na identificação de estratégias, metas e medições de desempenho, pois o PPGAd precisa diferenciar-se das demais e garantir sua qualidade e satisfação de seus estudantes.