Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Fábio Rodrigues Schirmann
Título: Desenvolvimento do Mapa Estratégico para apresentar Indicadores de Desempenho dos Docentes do Mestrado em Administração da Universidade Regional de Blumenau
 
Conclusão:
Atualmente, o crescimento da informação e da necessidade de aprimoramento constante do conhecimento está sendo o grande desafio para as universidades. A gestão da informação, porém, delineia-se como diferencial no momento da atuação empresarial. O seu objetivo é fazer com que as informações cheguem às pessoas que necessitam delas para tomar decisões no momento certo.
Os objetivos propostos foram alcançados, onde desenvolveu-se um sistema visando à utilização de indicadores de desempenho e fazendo com que as organizações alcancem uma visão balanceada e integral. A clareza e objetividade são, sem dúvida, grandes atrativos dessa importante ferramenta que permite ao gestor descrever a estratégia.
No objetivo especifico quantificou-se o indicador de desempenho dos docentes nas tarefas repetitivas com a finalidade de reduzir o tempo gasto durante a avaliação de indicador de desempenho dos docentes, além de permitir armazenar, gerenciar e disseminar informações sobre o capital intelectual das instituições de ensino superior, onde qualquer pessoa possa acessar através de um computador conectado a internet. Assim, através da importação do currículo Lattes é possível monitorar informações sobre as metas e indicadores de desempenho, bem como a produção científica docente em determinado período.
No outro objeto especifico, disponibilizou-se, em formato gráfico, a comparação do desempenho dos indicadores do mestrado em administração da Universidade Regional de Blumenau com as metas estabelecidas pela CAPES, onde os coordenadores terão acesso a informações confiáveis das avaliações feitas pelos docentes dos programas.
É importante salientar a possível expansão ao referido estudo: a ferramenta, desenvolvida, tem capacidade de ter seu uso disponível nacionalmente a outras IES, a fim de disponibilizar a seus programas de pós-graduação métricas de acompanhamento de seus docentes. Aos gestores, cabe a árdua tarefa de controle e acompanhamento de seus docentes, por meio de simplificadas informações disponibilizadas pela ferramenta.
Uma das maiores dificuldades encontradas no trabalho foi no formato que o CNPq disponibiliza os dados, pois qualquer alteração de formato de layout prejudica algumas funcionalidades deste sistema.