Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Maicon Mueller
Título: Editor Gráfico para Sequenciamento e Navegação Scorm usando Redes de Petri
 
Introdução:
Com a expansão do ensino à distância foram necessários o estabelecimento de padrões e especificações internacionais visando a confecção de materiais instrucionais providos de certa inteligência e que sejam portáveis entre os ambientes (SU et al., 2005).
O Sharable Content Object Reference Model (SCORM) é um padrão internacional que usa metadados para especificar a estrutura de cada objeto de aprendizagem e propõe um sistema de agregação de conteúdo para compactar estes objetos com formato eXtensible Markup Language (XML) (SU et al., 2005). Além disso, ele possui a definição de Sequenciamento e Navegação (SN) que são regras que podem ser usadas para controlar a sequência, seleção e fornecimento de atividades de aprendizagem de acordo com a evolução do aluno.
Existem ferramentas de autoria que seguem a especificação SCORM, como por exemplo, MosSolo, ExeLearning e CourseLab. Algumas destas não implementam o SN, e aquelas que implementam, não possuem uma visualização do processo de regras como um todo. Portanto, é complexo rastrear qualquer situação relativa pelos criadores de conteúdo no modelo de definição de sequenciamento.
Lin et al. (2005) e Su et al. (2005) propuseram o uso de redes de Petri para representar o processo de SN. Uma rede de Petri é representada por um grafo dirigido bipartido em que os vértices ou são lugares ou transições, onde lugares representam condições e as transições representam atividades.
Visto o acima, o presente trabalho desenvolveu um ambiente web de acordo com as representações propostas por Lin et al. (2005) e Su et al. (2005), permitindo que se abram pacotes SCORM, editem o SN com redes de Petri, e por final reempacotem.
Este ambiente foi desenvolvido usando a Application Programming Interface (API) Smartgwt (Smartgwt, 2011) que facilita a aplicação de interfaces mais sofisticadas para o ambiente web, além da utilização de applet para criação do editor.