Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Maicon Mueller
Título: Editor Gráfico para Sequenciamento e Navegação Scorm usando Redes de Petri
 
Conclusão:
O desenvolvimento deste ambiente web teve como objetivos desenvolver um editor de sequenciamento e navegação utilizando redes de Petri no padrão SCORM, conforme apresentado em Lin et al. (2005) e Su et al. (2005), para criação de cursos disponibilizados on-line, sendo a ferramenta disponibilizada por um servidor de aplicações acessado por qualquer computador que tenha acesso à internet.
A utilização de SN permite criar um conteúdo que possua inteligência com regras simples para que o material seja apresentado de acordo com a evolução do aluno. As ferramentas de autoria que possuem o recurso de editar o SN pecam quando não apresentam uma representação gráfica destas regras. Uma dificuldade encontrada foi a busca por materiais didáticos (livros) que abordassem o tema. Além disso, a maioria dos materiais encontrados estavam disponíveis on-line em inglês de difícil coompreensão. Sendo um fator determinante para não conclusão dos objetivos do trabalho que seria a criação da ferramenta no padrão SCORM.
A utilização de redes de Petri no editor seria a fácil representação gráfica que facilita o usuário a compreender o comportamento das regras de sequência, sendo assim aplicando as características de redes de Petri, para modelar e diminuir a complexidade do SN.
Para o usuário, a ferramenta facilita sua mobilidade, pois não é preciso instalar na máquina em que vai trabalhar, bastando ter apenas acesso a internet.
As tecnologias utilizadas para a construção da ferramenta se mostraram eficientes cada uma na sua área. GWT e SmartGwt pela utilização do processo cliente servidor e criação de interfaces amigáveis, e o applet por sua utilização da biblioteca Graphics para criação de formas geométricas complexas no editor da ferramenta. Mas houve dificuldades para a transmissão de informações entre as tecnologias, sendo assim criado um arquivo XML com as informações do curso para efetuar a troca de informações entre ambas, tanto para mostrar a árvore de atividades, carregar as informações no banco e descarregá-las, empacotar e desempacotar arquivos.
A ferramenta possui algumas limitações. A primeira seria a não criação do padrão SCORM, não podendo haver compartilhamento de pacotes no padrão, a não utilização das quatro regras do SN: modo de controle de sequenciamento, regras de sequenciamento, regras de retropropagação, e também a não atualização instantânea da árvore de atividades quando incluso um novo elemento no editor.