Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Carlos Eduardo de Souza
Título: Desenvolvimento de Aplicativo Móvel Multiplataforma Integrado ao Sistema de Alerta de Cheias da Bacia do Itajaí
 
Introdução:
Após as grandes cheias ocorridas no início da década de 1980 na região do vale do Itajaí em Santa Catarina, a Universidade Regional de Blumenau (FURB) criou o CEntro de OPeração do Sistema de alerta da bacia do Itajaí (CEOPS) em 1984, com a missão de implantar um sistema de alerta de cheias (CEOPS, 2010).
Segundo Tucci (1998 apud MOMO; SILVA; SEVERO, 2010), um sistema de monitoramento e alerta para eventos meteorológicos extremos tem o objetivo de minimizar os impactos causados.
Ainda segundo Andrade (2006), “o objetivo dos sistemas de alerta antecipado é informar a população, bem como aos órgãos competentes, da ocorrência de inundações em tempo hábil para evacuar a região”.
Em 2009, Silva desenvolveu um Sistema de Informação (SI) com o objetivo de disponibilizar os dados das estações telemétricas instaladas em diversos pontos na bacia hidrográfica do rio Itajaí-Açu coletados pelo CEOPS. Estes dados são apresentados de forma gráfica e textual, através de uma página da internet, projetada para acesso via computadores e notebooks.
O crescente uso de dispositivos móveis dotados de tecnologias de comunicação sem fio criou novas formas das pessoas interagirem com informações e serviços que antes só eram acessados por meio de computadores fixos, em casa ou no local de trabalho. Junto com estes novos equipamentos, cresceu também a demanda de aplicações e serviços que atendem às suas necessidades. A interação móvel é um novo conceito que aborda a interação do usuário com a mobilidade dos dispositivos móveis (CYBIS; BETIOL; FAUST, 2010, p. 254).
Diante do exposto, este trabalho pretende estudar o desenvolvimento de aplicativos para plataformas móveis multiplataforma, ou seja, um aplicativo compatível com diversos dispositivos, seguindo as especificações e recursos do framework Titanium Mobile SDK. Com isso, serão portadas ao ambiente móvel algumas funções do SI já utilizado, acrescentado de algumas novas funcionalidades.