Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Carlos Eduardo de Souza
Título: Desenvolvimento de Aplicativo Móvel Multiplataforma Integrado ao Sistema de Alerta de Cheias da Bacia do Itajaí
 
Conclusão:
O presente trabalho apresenta o desenvolvimento de um aplicativo multiplataforma através de um framework específico, apresentando um conceito de desenvolvimento de um produto de software que visa padronizar e reduzir os custos de um projeto. Para dar suporte a esse aplicativo, foi desenvolvido um módulo servidor que armazena as informações do sistema e fornece aos aplicativos cliente. Este trabalho contribui para a informática definindo uma forma de desenvolvimento para diversas plataformas em um único projeto, utilizando-se de recursos dos dispositivos móveis como armazenamento local, acesso a arquivos de mídia, geolocalização, componentes de interface gráfica e comunicação de dados com servidor remoto via conexão com a internet.
O cenário utilizado como base para o estudo realizado foi o sistema de alerta de cheias da bacia do Itajaí. Silva (2009) desenvolveu um SI que fornece informações desse sistema via portal web. Este trabalho leva essas informações às plataformas móveis Android e iOS, além de ampliar as funcionalidades já disponíveis aos usuários. O usuário pode contribuir com informações sobre ocorrências em situações adversas que são armazenadas em base de dados própria para compartilhamento dessas informações entre os outros usuários. A tecnologia utilizada na comunicação cliente-servidor é através de webservices, que respondem a requisições POST do protocolo HTTP. Também foi implementado a integração com a rede social Facebook através da Graph API, para compartilhamento das ocorrências para usuários que não possuem o aplicativo cliente.
Durante o período de desenvolvimento deste trabalho, o servidor do sistema de alerta responsável por disponibilizar as informações das estações foi desativado. Isso faz com que as informações sobre as estações enviadas do servidor para o aplicativo cliente estejam desatualizadas. Essa limitação seria extinta caso o portal voltasse a funcionar como no princípio do desenvolvimento desse projeto, ou caso for especificado outra forma de acesso às informações das estações do sistema de alerta e do CEOPS.
Outras limitações desse trabalho podem ser encontradas no ambiente de desenvolvimento e outras inerentes a decisões de especificação. Na interface gráfica, pode ser destacado que o framework Titanium não dá suporte a implementação de gráficos em sua versão atual. A captura de fotos utilizando as câmeras dos dispositivos também foi outra limitação. Essa funcionalidade está instável em algumas plataformas, e como medida paliativa, nesse trabalho foi substituída pelo acesso a galeria de imagens do dispositivo. Outra limitação do trabalho é a ausência de alertas, principalmente para informar aos usuários sobre o período em que os dados exibidos no aplicativo estão desatualizados.
Por fim, o framework Titanium mostrou-se bastante amplo. Apesar de suas limitações citadas anteriormente, a metodologia e padronização utilizadas no desenvolvimento nesse ambiente justificam a sua utilização. Sua documentação também é ampla, e o fato de que a comunidade de desenvolvedores que utilizam esse ambiente está em crescimento, comprova que sua base é sólida. Esse ambiente possui um SDK fortemente integrado ao Eclipse IDE, utilizando toda a sua estrutura de ligação com outros componentes, como o Android SDK e o Xcode. Essa integração facilitou bastante o desenvolvimento e testes nos dispositivos e simuladores das plataformas utilizadas.