Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Thiago Pradi
Título: Software para Detecção de Melanoma para IOS
 
Introdução:
Nas últimas décadas, o número de casos de câncer tem aumentado de maneira considerável em todo o mundo, configurando-se, na atualidade, como um dos mais importantes problemas de saúde pública mundial (GUERRA et al., 2005, p. 1). Para Bittencourt et al. (2004, p. 2), no Brasil, o câncer é um problema de saúde pública, constituindo-se a segunda doença com maior causa de morte.
Entre os diferentes tipos de câncer, destaca-se os cânceres de pele, que, segundo Souza et al. (2009, p. 2), tiveram um crescimento de cerca de 113% no número de casos entre 2001 e 2006 no Brasil. Entre os diferentes tipos de cânceres de pele, está o melanoma, um tipo de câncer de pele que, conforme Souza et al. (2009, p. 2), é o mais agressivo entre os cânceres de pele, sendo responsável por aproximadamente 75% de todas as mortes por cânceres de pele, sendo que esse tipo pode facilmente disseminar para órgãos internos.
Por outro lado, este tipo de câncer conta com alta taxa de cura quando detectado de forma precoce. Segundo Souza et al. (2009, p. 2), o diagnóstico precoce é importante particularmente para o melanoma, pois, nesse caso, o melanoma em estado inicial pode ser curável, mas, iniciada a metástase, torna-se praticamente fatal.
Conforme Souza et al. (2009, p. 1), mais de 100 milhões de reais são gastos no tratamento de melanomas somente no estado de São Paulo, sendo que aproximadamente 95% deste valor é gasto com pacientes nos estágios finais da doença. Estes dados reforçam a importância dos diagnósticos precoces, aumentando a sobrevida dos pacientes e diminuindo os custos do tratamento. Ainda, segundo Souza et al. (2009, p. 1), os custos para tratamento de pacientes diagnosticados em estados mais avançados são mais altos, sendo viável o investimento em tecnologia para auxiliar a detecção de melanomas em estágios iniciais.
Hoje, várias pesquisas buscam aliar o poder da computação a área de diagnósticos de melanomas, buscando melhorar a taxa de diagnósticos precoces. Segundo Friedman et al. (2008), os sistemas de análise de imagens por computador facilitam a detecção precoce dos melanomas e podem diminuir o número de biópsias realizadas em lesões benignas para descartar melanoma.
Diante deste cenário, desenvolveu-se neste trabalho o desenvolvimento de um software para identificação e detecção de melanomas a partir de dispositivos móveis com iOS.