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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Fernando Antonio Venco Teixeira da Cunha
Título: Sistema para Gerenciamento de Consultas Médicas
 
Introdução:
As organizações de saúde (hospitais, consultórios, clínicas, ambulatórios) vivenciam um período de aumento na demanda por serviços na área de saúde. Um acréscimo justificável ante a tendência brasileira de aumento na expectativa de vida, a diminuição da mortalidade infantil e outros fatores socioeconômicos positivos.
Sabe-se que durante a execução da atividade médica são geradas quantidades significativas de informações sobre cada paciente. Diariamente é preciso controlar a agenda dos médicos, horários dos pacientes, quantidade de consultas agendadas, convênios aceitos, entre outros. Além disso, juntamente com o cadastro dos dados do paciente são arquivados prontuários, receituários, exames, medicamentos e outras informações igualmente relevantes. Com o aumento do número de pacientes, a quantidade de informações também aumenta.
Para auxiliar nessa tarefa, a utilização de sistemas de informação para o gerenciamento é fato comum, parte quase essencial, nas organizações de saúde de maior porte (hospitais, por exemplo). Contudo, ainda é incipiente em clínicas e consultórios menores nos quais a administração é comumente realizada de forma artesanal, com vasta produção de documentos em papéis e, por vezes, de forma manuscrita.
O método artesanal é trabalhoso e demanda atenção constante. Muitas vezes ineficiente, está sujeito à perda das informações, conflitos de dados, ilegibilidade das anotações e degrada-se com mais facilidade (mofo, por exemplo). Tais eventos, se ocorrerem, são capazes de prejudicar o desempenho e a qualidade dos serviços prestados pela organização (HOGARTH; SABBATINI, 1998 apud STOLF, 2007, p. 14).
No caso da Clínica Maria Auxiliadora, do munícipio de Presidente Getúlio, no estado de Santa Catarina (SC), que possui diversos consultórios, a administração das atividades e informações é realizada de forma artesanal pela secretária e médicos. Com a crescente demanda por consultas e o aumento do número de pacientes, os médicos reconhecem a necessidade de sistematizar melhor a clínica.
O trabalho que se apresenta consiste em desenvolver um sistema para gestão de um consultório médico que padronize e facilite o controle das atividades da Clínica Maria Auxiliadora, visando um melhor controle administrativo e mais agilidade na prestação dos serviços aos pacientes. Além disso, busca fornecer maior segurança e confiabilidade no trato das informações.