Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Fernando Antonio Venco Teixeira da Cunha
Título: Sistema para Gerenciamento de Consultas Médicas
 
Conclusão:
A Medicina moderna, suas organizações e profissionais, geram quantidades significativas de informação à medida que exercem suas atividades. Tais dados demandam cuidados e controle constante, sobretudo com a demanda crescente por serviços na área da saúde. A utilização de sistemas de informação, em substituição aos sistemas arcaicos (manuscritos), permite dar maior celeridade aos procedimentos realizados diariamente e assegura uma melhor guarda das informações produzidas.
Em observância a tais questões, no presente trabalho propôs-se o desenvolvimento de um sistema com o objetivo de melhor gerenciar as consultas médicas, de maneira a padronizar e facilitar o controle das atividades da Clínica Maria Auxiliadora da cidade de Presidente Getúlio (Santa Catarina).
A análise da questão determinou que quatro objetivos específicos deveriam ser atingidos para solucionar ou minimizar algumas dificuldades constatadas na clínica. São eles: a) permitir a visualização em tempo real do status das consultas; b) manter o histórico de cada paciente; c) gerar relatórios de consultas e; d) evitar conflitos entre uma consulta nova e um retorno.
Foram utilizadas diversas linguagens de programação para o desenvolvimento do sistema, entre eles PHP, HTML, JavaScript e CSS. Procedeu-se de tal modo para extrair das linguagens suas qualidades e, assim, elaborar o sistema de forma satisfatória para atingir o objetivo proposto.
Durante o desenvolvimento do sistema foram constatadas algumas dificuldades. Entre elas pode-se citar a organização do leiaute, em razão da necessidade de ser de fácil utilização e maneabilidade. Também, na implementação do prontuário eletrônico devido aos inúmeros relacionamentos entre as informações, tais como procedimentos e medicamentos.
Contudo, o sistema elaborado atende às necessidades da clínica médica, ao menos em um primeiro momento, e corresponde satisfatoriamente aos objetivos do presente trabalho.
Investir na informatização e gerenciamento de clínicas médicas, mediante o uso de sistemas de informação orientados às necessidades da área da saúde é questão essencial na atualidade. O elevado fluxo de dados produzido e a demanda crescente por serviços na referida área determinam a importância de um gerenciamento eficiente.