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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Jhoni Conzatti
Título: Sistema de Apoio a Decisão em Marketing Baseado em Sistema de Informação Geográfica
 
Introdução:
As organizações, cada vez mais, buscam meios para tornarem-se mais competitivas no mercado. O marketing e a informação têm extrema importância neste processo. Segundo Shimoyama e Zela (2003) o marketing “deve se estender por praticamente toda a organização, principalmente para aquelas diretamente relacionadas ao mercado”. Neste sentido pode-se afirmar que, de modo geral, o marketing exerce uma função essencial para as organizações tornarem-se mais competitivas e os sistemas de informação, neste sentido, surgem como ferramentas.
Geralmente tais organizações possuem um grande volume de valiosas informações em suas bases de dados, onde podem verificar potencialidades e ameaças no mercado, identificando o perfil de seus clientes, melhorando a qualidade de seus produtos ou serviços e consequentemente tornando-se competitivas. Porém, muitas vezes, estas informações não estão explícitas e por isso, talvez, jamais sejam percebidas pelo gestor da organização. Este problema é caracterizado pela difícil visualização da informação nos sistemas de gestão tradicionais, nos quais, geralmente, a informação é apresentada em relatórios alfanuméricos ou em gráficos tradicionais (pizza, barras, colunas).
Mas de que forma a informação implícita poderia ser percebida? Esta torna-se uma pergunta difícil de ser respondida na medida que cada indivíduo tem uma maneira própria de perceber o mundo a seu redor. Porém uma forma de trazer as informações para mais próximo da realidade cotidiana seria mostrá-las dentro do tempo e do espaço, ou seja, mostrar onde e quando um fato acontece, para permitir ao gestor ou indivíduo uma previsão aproximada do futuro, tornando sua tomada de decisão mais coerente.
Nossa existência no tempo nos é determinada, mas temos ampla liberdade de escolha de nossa localização. Esta é influenciada, embora não de todo, pelo nosso lugar de origem. Encontrar a localização correta é essencial para uma vida de sucesso, também para um empreendimento de sucesso e para um assentamento duradouro – em suma, para a sobrevivência do grupo. Adicionalmente, uma localização adequada tem que ser a localização dos acontecimentos certos (LÖSCH, 1954 apud ARANHA; FIGOLI, 2001, p. 5).
Sendo assim o gestor preocupado com o sucesso de seu empreendimento deve preocupar-se com sua situação no tempo atual para poder determinar a melhor localização dentro do mercado no futuro.
Este trabalho foi desenvolvido com o intuito de contribuir para minimizar o problema da visualização da informação de marketing implícita através do desenvolvimento de um Sistema de Apoio a Decisão Espacial (SADE), que apresenta as informações de marketing no tempo e no espaço, por meio de mapas geográficos criando, desta forma, uma ferramenta que auxilia no processo de tomada de decisão em que o gestor possa localizar as suas vendas em um determinado período.