Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Jhoni Conzatti
Título: Sistema de Apoio a Decisão em Marketing Baseado em Sistema de Informação Geográfica
 
Conclusão:
Todos os objetivos deste trabalho foram atendidos através do desenvolvimento de um sistema de apoio a decisão em marketing baseado em sistema de informação geográfica e sua validação por meio de um estudo de caso.
As ferramentas utilizadas mostraram-se adequadas para desenvolver o sistema proposto, principalmente a biblioteca Geotools, que apesar de se tratar de uma biblioteca de código aberto, impressionou pela quantidade de métodos existentes para a criação de um SIG e por sua adequação aos padrões internacionais OGC e ISO.
O sistema desenvolvido é capaz de mostrar ao seu usuário sua informação (apresentada muitas vezes em listagens alfanuméricas ou em gráficos tradicionais) sob uma nova perspectiva. O sistema desenvolvido permite ao usuário a localização geográfica e histórica de sua informação, contribuindo desta forma para uma tomada de decisão mais precisa, o que é muito importante nos dias atuais com a concorrência acirrada das organizações.
Apesar da contribuição do sistema desenvolvido algumas limitações deste podem ser listadas:
a) não é possível acessá-lo por meio de dispositivos móveis;
b) não é possível acessá-lo na internet por meio de algum site;
c) devido a definição do sistema onde não é possível ver a informação agrupada em um tipo de região geográfica menor que a divisão municipal, como por exemplo, por bairro ou logradouro;
d) e por fim, não é possível definir a quantidade de intervalos de valores e as cores da legenda, onde o sistema desenvolvido sempre gera seis intervalos com as cores branco, azul, verde, amarelo, alaranjado e vermelho.