Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Jhone Heitor Theiss
Título: Sistema Web Escolar para Reserva de Recursos Didáticos utilizando RBC
 
Introdução:
Quando se fala em tecnologias na educação, logo pensa-se em computadores e internet. De acordo com Tornagui (2004, p. 2), tecnologias na educação referem-se também ao uso de projetores multimídia, retro-projetos, televisores, reprodutores de Digital Vídeo Disc (DVD), aparelhos de som, rádio, microfones, caixas amplificadoras, câmera fotográfica digital, pen drives, tablets e todo e qualquer equipamento.
Denomina-se recurso didático, ou simplesmente recurso, toda tecnologia presente na Instituição de Ensino (IE) e disponível para uso. Consideram-se também espaços alternativos como auditórios e laboratórios. Sendo assim, existem inúmeras opções de recursos que podem ser utilizados por um professor durante determinada aula. Porém, é comum não saber ao certo qual é o recurso mais adequado para viabilizar a exposição do conteúdo pelo professor. Neste ponto pode ocorrer o superdimensionamento ou escassez de recurso e a aula fica prejudicada. Uma das soluções que atende parcialmente é o uso dos sistemas de informação para reserva de equipamentos disponíveis no mercado. Porém, estas soluções não fazem o dimensionamento adequado e não solucionam os problemas citados acima.
Para auxiliar o usuário na tomada de decisão sobre a melhor opção de recurso a ser alocado no momento da reserva, a ferramenta utiliza em seu fundamento o RBC com método do vizinho mais próximo. Trata-se de uma fórmula matemática que calcula a similaridade pela média das distâncias entre o caso em questão e os casos previamente armazenados na base. Para isto, algumas informações são armazenadas antecipadamente como os cursos da IE, professores, turmas, disciplinas do curso, conteúdos da disciplina e palavras-chave. As palavras-chave são referências que lembram os recursos da IE e podem ser pesquisados por uma ou mais palavras.
A problemática está em obter efetivamente os casos mais similares com base nas reservas já realizadas anteriormente e na pesquisa das palavras-chave, sendo necessário o armazenamento das informações em um banco de dados e desenvolvimento de uma ferramenta. Estes casos mais similares são apresentados ao professor na própria interface enquanto realiza a reserva.
O objetivo deste trabalho é disponibilizar uma ferramenta que utilize a IA para potencializar o uso das tecnologias na IE, bem como facilitar e organizar o seu cotidiano. Esta ferramenta visa otimizar a exploração dos recursos e promover a reserva dos mesmos, permitindo aos professores agendar a utilização das tecnologias disponíveis. Através de um microcomputador conectado a web, é possível efetuar reservas on-line pelo navegador.