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Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Jhone Heitor Theiss
Título: Sistema Web Escolar para Reserva de Recursos Didáticos utilizando RBC
 
Conclusão:
Os objetivos propostos no início deste trabalho foram atingidos em sua totalidade. Levando em conta cada objetivo específico, pode-se dizer que foram atingidos com menor ou maior grau de sucesso.
Disponibilizou-se uma interface web para autenticação do usuário, sendo possível o acesso ao sistema com perfil administrador ou com perfil professor. Também foi possível autenticar-se através de um usuário padrão, definido pelo administrador.
Disponibilizaram-se cadastros para que o administrador do sistema possa realizar a manutenção dos registros referentes aos cursos, disciplinas, conteúdos, turmas, professores, planos, recursos e configuração dos pesos. Para os professores disponibilizou-se o cadastro de reserva para a alocação de recursos.
Utilizou-se o RBC para sugerir opções de recursos para o professor durante o processo de alocação. Para que o sistema seja capaz de sugerir recursos com eficiência, é necessário que a base de conhecimento tenha a maior quantidade de soluções possíveis armazenadas e uma variedade de palavras-chave relacionadas ao recurso. Após as primeiras reservas serem efetuadas, foi possível aumentar o valor da similaridade comparando cada atributo escolhido pelo professor com o mesmo atributo de outras reservas. Os recursos exibidos ao professor foram classificados por grau de similaridade entre as reservas, sendo que, quanto maior for a percentagem, mais parecida é a reserva.
Evitou-se a coincidência de horário desabilitando os recursos ocupados para o professor, durante a reserva de recurso. O sistema buscou todos os recursos alocados na mesma data, período e aula desejada pelo professor, tornando estes recursos indisponíveis para escolha. Optou-se por bloquear os recursos ocupados em tempo real pela rapidez e praticidade na escolha de outro recurso, por não precisar aguardar até que o usuário confirme o cadastro e por não tomar a atenção do usuário com mensagens de coincidência de horário. Porém, o bloqueio de recursos limita-se a não ser atualizado quando a data é alterada, sendo necessário escolher novamente o período ou a aula.
Validou-se as solicitações de reserva através de mensagens de recurso escasso ou recurso excedente, considerando a capacidade informada e a capacidade do recurso. A mensagem foi apresentada junto ao recurso no momento da geração da lista de sugestões. A tolerância para considerar um recurso adequado foi de 10% de sua capacidade.
Disponibilizou-se ao administrador relatórios de utilização por turma, professor e disciplina, devendo-se primeiramente, escolher um recurso e um período (data inicial e data final), para então listar as turmas, professores ou disciplinas que mais utilizaram o recurso.
Durante a elaboração da proposta da ferramenta, planejou-se especificar o sistema e utilizar o EA para elaborar o diagrama de sequência. Com o objetivo de desconsiderar particularidades da implementação e oferecer uma visão mais ampla das etapas de alocação de um recurso, observou-se que a elaboração do diagrama de atividades representa melhor todo o processo de funcionamento.
Como a base de conhecimento é a própria tabela que mantém as reservas cadastradas no sistema, a similaridade poderá comparar casos repetidos, uma vez que o professor tem a possibilidade de reservar o mesmo recurso inúmeras vezes nas mesmas condições. Este indicativo pode ser comprovado conforme a contagem de ocorrências, na tela de cadastro de reserva, após a lista de recursos sugeridos ser exibida ao professor.