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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Alexandre Zendron
Título: Protótipo de um Mecanismo embarcado de Auxílio à Pilotagem de Aeromodelos
 
Introdução:
Desde a década de quarenta os sistemas de navegação, em especial os Sistemas de Navegação Inercial (SNI) tornaram-se importantes componentes em aplicações científicas e militares (ROCHA, 2006).
Com a miniaturização dos componentes eletrônicos e o incremento do poder de processamento dos computadores, tornou-se possível o desenvolvimento de componentes inerciais de baixo custo, possibilitando seu uso em aeronaves não tripuladas, desempenhando um papel muito importante em muitas outras aplicações não militares (SAMPAIO, 2006, p. 19).
Beneficiando-se das inovações constantes da mecatrônica, universidades e empresas que atuam na área aeronáutica criam e aprimoram produtos com aplicações nas mais diversas áreas. A aeronáutica foi uma grande beneficiada com o avanço destas tecnologias, tendo em vista que o emprego de tecnologias é limitado devido a restrições de peso, dimensões e custo.
Sistemas de navegação inercial são responsáveis por fornecer informações precisas e confiáveis de localização em três Dimensões (3D), em especial quando aplicados em aeronaves que normalmente apresentam considerável instabilidade de equilíbrio quando comparadas a veículos terrestres ou aquáticos (LANARI; BORGES, 2007, p. 1). Em conseqüência deste fato, é grande o interesse de desenvolvimento de sistemas capazes de fornecer informações de posição em tempo real a partir de componentes de baixo custo.
O fato de ser possível identificar em tempo real a posição em que a aeronave se encontra no espaço, permite o desenvolvimento de um sistema capaz de agir sobre as superfícies de controle de uma aeronave a cada instante.
Levando em consideração as informações descritas acima, opta-se por utilizar um aeromodelo para aplicação de um sistema capaz de interromper a queda de uma aeronave, pois este dispõe das mesmas características de uma aeronave, porém em escala reduzida.
O projeto irá dispor de sensores inerciais como girômetros e acelerômetros fixados no centro de gravidade do aeromodelo, bem como um dispositivo responsável por interpretar as informações fornecidas pelos sensores, identificando assim o erro em relação à posição de equilíbrio do aeromodelo, atuando a cada instante nas superfícies de controle do mesmo até que a estabilidade seja atingida, trabalhando de forma semelhante a um piloto automático. O acionamento deste dispositivo será feito pelo piloto através do acionamento de uma chave contida no rádio controle, este responsável por controlar o aeromodelo.