Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Alfredo Carlos Janke Filho
Título: Análise de Imagens para Detecção de Lesões Cutâneas através da Regra ABCD
 
Introdução:
Hoje, um dos principais problemas enfrentados pela medicina é o câncer (INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER, 2011a). Segundo Guerra (2005), o câncer é um importante problema de saúde pública em países desenvolvidos e em desenvolvimento, sendo responsável por mais de seis milhões de óbitos a cada ano, representando cerca de 12% de todas as causas de morte no mundo. Embora as maiores taxas de incidência de câncer sejam encontradas em países desenvolvidos, dos dez milhões de casos novos anuais de câncer, cinco milhões e meio são diagnosticados nos países em desenvolvimento.
Entre os diversos tipos de câncer, está o melanoma, um tipo de câncer de pele que, segundo o Instituto Nacional de Câncer (2011b), não é um câncer tão comum, mas é responsável por boa parte das mortes causadas por câncer de pele, sendo que o diagnóstico precoce é um dos fatores mais influentes para o sucesso do tratamento.
Segundo Weschler (2003), a área de informática médica dispõe de ferramentas e instrumentos que podem apoiar a organização administrativa da consulta médica, a captura, o armazenamento e o processamento das informações do paciente, a geração do diagnóstico, a orientação terapêutica e o acesso às informações, visando a melhora do conhecimento médico e a disponibilidade deste conhecimento onde e quando ele for necessário, para uma adequada tomada da decisão.
Segundo Friedman (2008), os sistemas de análise de imagens por computador facilitam a detecção precoce dos melanomas e podem diminuir o número de biópsias realizadas em lesões benignas para descartar o melanoma.
Diante do exposto, o presente trabalho aborda o desenvolvimento de um protótipo que realiza a análise e classificação de imagens de lesões de pele utilizando as características da regra ABCD para auxiliar o dermatologista na realização do diagnóstico de forma mais ágil e com evidências mais consistentes de que se trata de um tipo de câncer mais grave, o Melanoma.