Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Alfredo Carlos Janke Filho
Título: Análise de Imagens para Detecção de Lesões Cutâneas através da Regra ABCD
 
Conclusão:
Este trabalho propôs o desenvolvimento de um protótipo que analisasse imagens de lesão de pele utilizando processamento de imagens e os critérios da regra ABCD para gerar uma classificação (benigna ou maligna).
Os resultados obtidos foram razoáveis. Nos testes realizados a taxa de acerto na classificação pode ser considerada aceitável, porém pode ser melhorada, principalmente nas imagens com grande quantidade de pêlos. A quantidade de imagens de lesões de pele utilizadas nos testes foi reduzida devido ao tempo gasto com a implementação, com isso os resultados apresentados podem apresentar divergências quando o número de imagens testadas é aumentado.
Como limitação, pode-se citar que em imagens contendo uma quantidade excessiva de pêlos o protótipo mostrou-se ineficiente na classificação da lesão de pele. A principal causa da falha na classificação deve-se a utilização de técnicas simples para o processo de segmentação.
Pode-se destacar o uso da biblioteca OpenCV tendo grande importância nos processos necessários para o desenvolvimento do protótipo. Devido a essa biblioteca ter uma grande quantidade de algoritmos já implementados, o tempo gastado na implementação do protótipo pode ser destinado exclusivamente às etapas de extração das características e classificação da lesão.
Contudo, este trabalho poderá ser utilizado como referência para aprimoramento dos estudos sobre a análise e classificação de imagens de lesões de pele.