Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Thyago Schleuss
Título: Simulação de Futebol em Ambiente Web: Versão 3.0
 
Introdução:
O futebol é um dos esportes mais populares no mundo. Graças a seu jeito simples de jogar, ele é praticado em centenas de países. Basta uma bola, equipes de jogadores e as traves, para que, em qualquer espaço, crianças e adultos possam se divertir com o futebol. Na rua, na escola, no clube, no campinho do bairro ou até mesmo no quintal de casa, desde cedo jovens de vários cantos do mundo começam a praticar o futebol (SILVA, 2005).
Até a década de 60 o futebol era baseado essencialmente na técnica e, portanto, aquele que dominava alguns fundamentos tais como drible, chute, passe, cabeceio etc. conseguia se destacar em sua equipe e em relação aos demais jogadores, sem necessitar de outras qualidades. (MEDINA, 2009).
Conforme o tempo foi passando e o futebol foi evoluindo o individualismo, apesar de ainda presente, começou a dar espaço para a evolução do futebol em si, em relação a esquemas táticos, estratégias de jogo, simulações de situações possíveis em campo, etc. Segundo Medina (2009), “[...] os treinadores começaram a ter maior importância no trabalho das equipes.” Esses, juntamente com suas comissões técnicas, cada vez mais multidisciplinares, começaram a buscar uma integração dos fatores físicos, técnicos e táticos para conseguirem melhores resultados.
Com toda esta evolução, os técnicos preocupam-se muito mais com os fatores físicos, técnicos e táticos dos jogadores. Para auxiliá-los, a utilização de simuladores vem se propagando neste meio. Tem-se a necessidade de planejamentos de curto, médico e longo prazo, envolvendo aspectos físicos, psicológicos, emocionais e sociais dos atletas (MEDINA, 2009).
Schulter (2007) criou um simulador de futebol que permite criar jogadores, formar um time, montar táticas, definir estratégias e visualizar a partida em 2D, com restrição de poder ser executado apenas em um ambiente desktop (RODRIGUES, 2008, p. 16). Para sanar tal restrição, Rodrigues (2008) complementou este simulador de futebol a fim de disponibilizá-lo em um ambiente web para que usuários de qualquer lugar pudessem utilizá-lo ao mesmo tempo, criando táticas, estratégias e desafiando outros times on-line. Uma restrição desta atualização para um ambiente web é a exibição da simulação em tempo real, a qual foi criada utilizando uma tecnologia não padrão para web, forçando assim os usuários a terem softwares de terceiros (plug-ins) vinculados ao seu navegador.
Visto o acima, este trabalho apresenta uma modificação da ferramenta implementada por Rodrigues (2008) objetivando a simulação com a utilização de uma tecnologia padrão para a web, sem a utilização de qualquer plug-in. Com a nova ferramenta é possível que qualquer dispositivo que possua um navegador que incorpore os padrões atuais, homologados por instituições para este fim, possa acessar e utilizar o simulador sem a necessidade de um hardware com alta capacidade de memória e de processamento de dados. Além disso, foi disponibilizado um motor de inteligência para auxílio na tomada de decisões dos jogadores durante o tempo de um jogo.