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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Fernanda Kelli de Oliveira
Título: Ferramenta para Criar e Visualizar Regras Utilizadas na Formação da Política de Preço
 
Introdução:
As empresas começam utilizar de diferentes conceitos, técnicas e instrumentos para uma adaptação ao mundo globalizado e competitivo, como à adoção de ferramentas de tecnologia, softwares integrados de gestão ou Enterprice Resource Plannig (ERP), emprego de ferramentas de gestão de relacionamento com o cliente ou Customer Relationship Management (CRM) e a abertura de novos canais, como a internet, trazendo com isso novas possibilidades de negócio e a necessidade da criação de uma política de preços bem definida (PEREIRA, 2006, p. 11).
De acordo com Bernardi (2008, p. 121), “estabelecer uma política de preços bem-sucedida é assunto de vital importância, de grande complexidade e responsabilidade”. Não se deve olhar apenas o custo do produto, o lucro pretendido e as despesas, mas também, estoque, histórico do cliente, volume da compra, condição de pagamento e principalmente a influência do mercado. São muitos fatores que podem influenciar no preço final de venda. Para Coelho (2009, p. 2), “formar preços é mais do que atribuir um valor a seus bens e serviços. Ele é responsável por explorar seu mercado da melhor maneira possível”.
A política de preço é uma parte importante e complexa utilizada em estratégias de venda, sendo formada por um conjunto de regras, com o objetivo de formar o preço de venda de um produto com maior flexibilidade. Como por exemplo, se a condição de pagamento de um pedido for à vista, o cliente terá um desconto de 10%, se for pago em 30 dias terá 5%, mas se preferir pagar parcelado em 4 vezes, terá um acréscimo de 8%. A grande complexidade está em mapear e analisar todas as possibilidades que influenciam o preço, para tornar uma política de preço flexível ou até mesmo personalizada a um cliente, considerando situações específicas do mesmo.
A complicada relação comercial, suas tabelas de preços e confusas formas da composição, as variações sofridas nos preços estabelecidos, através de descontos e promoções e a dificuldade dos usuários que prestam suporte aos vendedores, em visualizar, entender e esclarecer suas dúvidas, sobre o valor do produto em uma venda, foi a grande motivação para a escolha deste tema.
Bernardi (2008, p. 121) menciona que por causa da revolução digital somada a personalização em massa se faz necessário maior análise de dados, precisão, rapidez flexibilidade, adaptabilidade e relacionamento com o cliente. Devem-se buscar oportunidades através de políticas eficazes e preços eficientes.
Baseando-se no conceito de preços flexíveis, pela complexidade de definição e principalmente no entendimento deste assunto, este trabalho apresenta uma ferramenta para auxiliar na montagem da política de preço de uma empresa, automatizando o processo de criação de regras e definindo o universo de dados em que cada uma deve ser aplicada. Apresenta também um visualizador gráfico, com o objetivo de demonstrar como o preço foi montado, ajudando o suporte da empresa a esclarecer qualquer dúvida do vendedor referente a política de preço adotada pela mesma, verificando se o preço foi montado corretamente ou se existe alguma diferença que deverá ser analisada e ajustada pela empresa.
A formação do preço não será feita a partir da análise do custo do produto, terá como objetivo a criação de estratégias de venda, através de descontos e de promoções.
O visualizador gráfico vai auxiliar também na manutenção das regras utilizadas na política de preço. No momento de uma alteração, o usuário terá uma visão global do esquema de cálculo que já está sendo utilizado na empresa, visualizando toda a sequência em que as regras são aplicadas na forma de uma ramificação de árvore, demonstrando passo a passo como chegar ao preço final de venda, diminuindo assim a possibilidade de erros e qualquer transtorno com seus clientes, aumentando a qualidade no processo de liberação de alguns acordos comerciais ou a alteração da política de preços.
Coelho (2009, p. 10) afirma que “determinar o preço dos produtos a serem vendidos é um fator fundamental da gestão de qualquer empresa, independente de seu porte ou atividade”. Ele também sustenta que “é através do preço que se podem equilibrar a oferta e a procura dos produtos, cativar clientes e obter lucro”.
As vendas geram o capital das empresas e por este motivo é imperativa a utilização de uma ferramenta que possibilite maior agilidade e interação com o cliente na hora da venda.
Empresas de desenvolvimento, consultoria e suporte possuem o interesse de proporcionar uma ferramenta que facilite e otimize o trabalho do usuário, utilizando conceitos de ergonomia de software, onde a usabilidade busca o melhor aproveitamento do software por usuários de diferentes características.