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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Felipe Garcia
Título: Desenvolvimento de Framework para Jogos Multiplayer para Plataforma Android
 
Introdução:
A tecnologia de computação fez grandes saltos frente a miniaturização, poder e sofisticação. Alta velocidade de redes internacionais de dados fazem parte da vida moderna, todos os dias no que é chamdo de \'a Internet\'. O peculiarmente humano desejo de entretenimento e diversão tem empurrado a fusão e evolução da computação e das tecnologias de rede. Hoje, jogos de computador são um mercado cada vez mais importante cujas receitas anuais já excedem a da indústria de cinema de Hollywood (ARMITAGE, 2006, p. 12).
Essa constante necessidade de evolução dos jogos de computador, leva aos dias atuais onde há consoles de jogos muito poderosos, com alta qualidade gráfica, acesso a internet e capacidade de capturar movimentos corporais. Computadores são utilizados por milhões de pessoas que interajem entre si através de jogos multiplayers online. Consoles portáteis como o Next Generation Portable (NGP) sucessor do Playstation Portable (PSP) e o Nintendo 3DS estão cada vez mais avançados.
Tendo em vista toda essa evolução alavancada pelos jogos, pode-se pensar na próxima estapa desta evolução, que seria unir o console portátil e o smartphone. Um exemplo hoje no mercado é o smartphone Xperia Play lançado pela Sony com um controle físico para jogos e capaz de executar jogos de outros consoles da marca Sony.
Este trabalho descreve o desenvolvimento de um framework para jogos multiplayer em rede utilizando a plataforma Android, explorando o potencial dos recursos de rede desta plataforma com os protocolos de comunicação Transmission Control Protocol (TCP) sobre Internet Protocol (IP) e User Datagram Protocol (UDP) sobre IP com possibilidade de encriptação dos dados transferidos pela rede. Avalia também a eficiência dos recursos Wireless Fidelity (Wi-Fi) utilizados, considerando os pontos positivos e negativos da tecnologia utilizada.