Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Natasha Zimmermann
Título: Sistema de Informação para Elaboração de Cardápios Nutricionais
 
Introdução:
A busca pela saúde plena e forma física adequada aos padrões de beleza é um objetivo de muitos homens e mulheres, conforme a Revista Veja, “Poucos comportamentos são tão definidores quanto a dieta, a obsessão das pessoas por perder peso. No Brasil, hoje cerca de 10 milhões de homens e mulheres apegam-se a algum tipo de promessa em busca de um corpo mais esbelto e equilibrado” (SABINO, 2010, P.149).
O ser humano tem se preocupado com sua saúde e alimentação desde os primórdios, segundo Chaves (1985, p. 7), “A história da nutrição e da alimentação ocorre paralelamente à história do homem na face da terra. Na pré-história e história, o homem sempre procurou localizar-se onde havia suplência de alimentos”. Um conceito de nutrição diz que a nutrição é a combinação de processos através dos quais o organismo vivo recebe e utiliza os materiais (alimentos) necessários à manutenção de suas funções e ao crescimento e renovação dos seus constituintes (KRAUSE, 1969, p. 3 apud CHAVES, 1985).
A procura de cardápios elaborados por nutricionistas está ligada a uma forma bem visada de emagrecimento, uma vez que os cardápios são elaborados para que o paciente não deixe de comer o que gosta, mas sim, dosando sua quantidade e combinando vitaminas e nutrientes. Esse processo é mais conhecido como reeducação alimentar. Conforme afirma Castro (2010), “A reeducação alimentar não consiste em deixar de comer tudo o que gosta e passar a comer somente frutas, verduras, legumes e alimentos light. Muito pelo contrário, é aprender que você pode comer tudo, mas sem exageros e de forma equilibrada”.
Para gerar resultados eficientes, o profissional da área da saúde nutricional deve se utilizar de métodos adequados para acompanhar seus pacientes e, é neste contexto que os sistemas de informação surgem para auxiliar neste processo, facilitando as rotinas de médicos nutricionistas, tais como a elaboração de cardápios e acompanhamento de clientes.
Colocar rapidamente dados em um sistema computacional e produzir saídas no momento apropriado são fatores muito importantes para as organizações atuais. A forma desejada, a natureza dos dados requeridos e a velocidade e precisão exigidas para a saída e entrada determinam os dispositivos mais apropriados (STAIR; REYNOLDS, 2006, p. 93). A coleta e transformação dos dados em informação é uma atividade que requer tempo, atenção e muito cuidado, pois, qualquer informação incorreta pode comprometer um planejamento e gerar muitos outros problemas.
A nutricionista Susan Tribess, especializada em nutrição clínica e metabolismo, trabalhando no ramo de atendimento nutricional e de academias há três anos, com clientela cada dia mais exigente e sua agenda sempre lotada, necessita de um sistema que possa ajudar a elaborar os cardápios de seus clientes tornando seu dia-a-dia mais simples e diminuindo o tempo despendido nesse tipo de atividade.
Sendo assim, este trabalho visa ajudar a rotina da nutricionista, que através do sistema de informação para elaboração de cardápios nutricionais, poderá armazenar informações e realizar um acompanhamento de seus clientes e também gerar um cardápio nutricional de acordo com a necessidade nutricional de cada cliente.