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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Kleiton Stiven Finger
Título: Sistema de Intermediação para Prestadores de Serviço Utilizando Text Mining
 
Introdução:
Empresas que tem como finalidade intermediar a contratação de mão de obra são conhecidas como empresas privadas de intermediação de mão de obra. Atualmente na America Latina há um número pequeno, mas crescente dessas empresas. Em países da região, ainda existem serviços do setor público que atendem uma parcela menos favorecida da força de trabalho. Em países aonde há alta proporção de pessoas trabalhando por conta própria, percebe-se que deveria existir a melhoria dos serviços de intermediação da contratação da mão de obra (BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMENTO, 2004).
O crescimento do setor de serviços no Brasil é exponencial, e com isso, crescem também as opções de profissionais prestadores de serviço. Segundo Cruz, Nakabashi e Scatolin (2007), o setor de serviços ampliou sua participação no total de empregos da economia de 65,59% para 72,39%, entre 1985 e 2005, com a criação líquida de aproximadamente 11 milhões de novos empregos. Segundo ele ainda, os segmentos do setor de serviços que mais criaram emprego foram os de média e baixa tecnologia.
Relacionando a intermediação da contratação de mão de obra e o crescimento do setor de prestação de serviços, surge a necessidade do armazenamento das informações profissionais da frente de trabalho. Para Tan (1999), a forma mais natural de armazenamento de informação é o através do armazenamento em forma de texto. Ainda Tan (1999), esse armazenamento demanda de processos específicos para extração de dados não triviais da base de dados. Esse processo especifico é a mineração de texto, também conhecido pelo termo em inglês “Text Mining”.
Desta forma, este trabalho, consiste em uma solução intermediadora entre o prestador de serviço e o consumidor. Um sistema em plataforma web, onde o cliente realiza a busca por um serviço que supra sua necessidade, os resultados apresentados, baseados em Text Mining, retornam os melhores prestadores para cada consulta. Estes resultados são mensurados através de indicadores como a experiência, a qualidade, a disponibilidade, a pontualidade, entre outros. Alguns dos indicadores são resultados do feedback realizado por clientes que já contrataram o prestador.