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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Aparecida Cezerino
Título: Sistema para Agendamento de Serviços de Beleza On-line
 
Introdução:
A apresentação pessoal, a aparência do indivíduo, sob o aspecto capitalista no qual o Brasil está inserido, é de extrema importância nos dias de hoje. As pessoas são condicionadas a buscar a aparência ideal, seja isso motivado pela necessidade profissional, pela necessidade social, ou simplesmente pela moda corrente. O mercado da estética e da beleza está em crescimento.
Entre janeiro e julho deste ano, foram abertas em São Paulo 2.445 empresas de serviços relacionados a beleza, uma alta de 85% em relação ao número de registros no mesmo período do ano passado(1.317). No país, o número de salões de beleza cresceu 78% em cinco anos, de 309 mil, em 2005, para 550 mil, em 2010. (ALVARENGA, 2011).
Este crescimento ocorre paralelamente ao da internet e segundo Sica (2011), “...o acesso a internet em qualquer ambiente (domicílios, trabalho, escolas, lan houses, ou outros locais) atingiu 77,8 milhões de pessoas (40% da população) no segundo trimestre de 2011. Esse número é 5,5% superior ao segundo trimestre de 2010”.
Devido a capacidade de alcance e interconectividade, a internet possibilitou a origem a um novo tipo de comércio, a indústria do comércio eletrônico ou e-commerce. Albertin (1999) define comércio eletrônico como sendo a realização de toda a cadeia de valor dos processos de negócio num ambiente eletrônico.
Esta nova forma de comércio trouxe muita facilidade e permitiu agilidade para as pessoas, impulsionando a compra e a procurar por produtos e serviços na internet. Conforme Silva e Moreira (2010), “O consumidor brasileiro passou a comprar mais e a buscar serviços pelos meios eletrônicos, por questão de comodidade, preço baixo e escassez de tempo”.
Os produtos de beleza são um dos itens mais procurados e vendidos através do comércio eletrônico. De acordo com Money (2011), “...o setor de saúde e beleza teve 47% de crescimento, registrando mais de meio milhão de artigos vendidos no primeiro semestre de 2011.”
Naturalmente, as oportunidades para um site de e-commerce voltado para a prestação de serviços de beleza tende a acompanhar este crescimento da venda de produtos. Segundo Dall’Olio (2010), “O aumento do poder aquisitivo das mulheres, a preocupação crescente dos homens com a própria beleza e as constantes inovações no ramo são alguns dos fatores que fazem dos salões de beleza um negócio muito promissor”. No entanto, deve-se reconhecer que vender produtos através da internet e oferecer serviços através da internet, requerem estratégias distintas. Um sistema de e-commerce de serviços deve atingir tanto consumidor quanto os profissionais de beleza (manicures, cabeleireiros, massagistas, entre outros).
No sistema proposto (AgendaMe), os consumidores dos serviços de beleza poderão dispor da busca por profissionais de beleza na internet, bem como consultar a agenda destes profissionais e os horários passíveis de agendamento através do site que estará disponível 24 horas por dia e sete dias por semana.
Para os profissionais as vantagens são a divulgação do serviço na internet, a aproximação dos consumidores com o estabelecimento, e a automatização do processo de agendamento que será totalmente on-line e controlado pelo sistema. Isto sem a preocupação com grandes investimentos de infra-estrutura e hardware, pois o sistema será baseado no modelo Software as a Service (SaaS). Carraro e Chong (2007), definem SaaS como, \'Software implantado como serviço hospedado, acessado pela internet.\' Neste modelo o software é acessado por meio da internet, sem a necessidade de instalação do sistema no computador do cliente.