Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Aparecida Cezerino
Título: Sistema para Agendamento de Serviços de Beleza On-line
 
Conclusão:
Diante do crescimento e da competitividade existente no setor de beleza, é necessário cada vez mais inovação e diferenciação para se manter no mercado e atrair novos clientes. Por outro lado, as pessoas estão habituadas a buscar na internet soluções que atendam suas necessidades. Com base nisso, desenvolveu-se um sistema web, que automatiza o processo de agendamentos dos salões de beleza, e os disponibiliza na internet, onde o próprio cliente pode buscar pelos horários disponíveis e realizar seu agendamento.
O sistema controla os horários dos serviços com o horário de atendimento do salão, dessa forma não permitindo que um serviço que demande quatro horas para ser executado, seja marcado uma hora antes do horário final de atendimento do salão. Esta preocupação não cabe mais ao proprietário do salão de beleza, ficando a cargo do sistema.
O sistema diminui a necessidade do cliente ligar para o salão de beleza em busca do horário disponível. Os horários disponíveis podem ser consultados através da busca do site, o que permite tanto profissional quanto cliente ter acesso aos horários disponíveis. Adicionalmente o agendamento também é realizado através do sistema, diminuindo a alta demanda de atendimento ao telefone.
A automatização do processo de agendamentos de serviços melhora a segurança e o acesso aos dados, evitando problemas como perda de informações, folhas ou alterações que antes eram realizadas na agenda de papel.
O sistema desenvolvido atingiu os seus objetivos específicos. O cliente pode consultar e realizar o agendamento em qualquer horário do dia através do site. O proprietário do salão de beleza que utiliza o sistema tem um grande diferencial competitivo, pois oferece ao seu cliente a facilidade e comodidade do agendamento, além de ter seu estabelecimento, seus serviços e sua agenda divulgados na internet.
A consulta ao histórico dos agendamentos possibilita ao cliente saber quando foi a última vez que cortou o cabelo por exemplo, e com base nisso o cliente pode decidir se já está na hora de agendar um novo corte ou não.
A principal dificuldade durante o desenvolvimento do sistema foi a escolha do padrão de estrutura a ser utilizado. Inicialmente o padrão web Forms se mostrou de fácil utilização e por isso optou-se por este padrão, porém a medida que o desenvolvimento foi avançando, verificou-se que este padrão misturava muito o código de apresentação com as regras de negócio o que tornaria difícil a manutenção posterior. Buscou-se então um novo padrão, o MVC, que após avaliação verificou-se que atenderia melhor as necessidades do sistema AgendaMe, pois neste padrão as regras de negócios ficam separadas das regras de apresentação e do modelo de dados.
Todas essas dificuldades ajudaram a aumentar o conhecimento na área de programação web e no uso dessas novas tecnologias.