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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Thiago de Matos Soares
Título: Análise de Competências para Gerenciamento de Pessoas na Empresa Senior
 
Introdução:
Anualmente surgem no Brasil milhares de novas empresas, aumentando a concorrência, mas a maioria encerra suas atividades antes de completar três anos de existência. Muitas dessas empresas surgem e crescem, mas chegam em determinado ponto que começam a apresentar problemas, principalmente por de falta de planejamento organizado, capital para investimento e de informações precisas e ágeis sobre seu negócio, características básicas da profissionalização (PINHEIRO, 2008).
O setor de gestão de pessoas tem uma grande responsabilidade na formação do profissional que a organização deseja, objetivando o desenvolvimento e crescimento da organização como o do próprio funcionário, tido como colaborador para adquirir os resultados esperados (SILVA, 2010).
Gramigna (2002) destaca o porquê investir nas pessoas. Ela cita que qualquer tecnologia por mais inovadora ou necessária para uma organização, não funciona sem ter as pessoas. As pessoas têm necessidades de integrar seus sonhos a um projeto coletivo, e sendo assim, elas possuem o dom de fazer o sucesso ou o fracasso de qualquer empresa. Ainda ressalta que as pessoas são leais com aqueles que lhes dão valor, respeitam e promovem oportunidades.
O modelo de gestão por competências visa alcançar os objetivos da organização através do alinhamento da missão, visão e valores. Alinhando as estratégias do negócio com as estratégias do capital humano, auxiliando assim na gestão e o desenvolvimento de pessoas dentro das organizações (MENDES, 2009).
As pessoas são essenciais para o funcionamento de uma organização. As organizações buscam sua evolução alinhada ao desenvolvimento dos colaboradores. Para que isso aconteça é preciso identificar as dificuldades a serem aprimoradas. Na gestão de competências uma das maiores dificuldades é avaliar e mapear as competências, na qual se torna distante o planejamento das necessidades de treinamento e desenvolvimento dos colaboradores.