Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): José Alberto Zimermann
Título: Ferramenta para Auxílio na Análise de Impacto e Rastreabilidade de Requisitos na Gestão de Mudanças
 
Introdução:
A crescente busca pela qualidade de um produto exige cada vez mais que as empresas fabricantes de software busquem um processo ou um modelo no qual se siga uma metodologia de trabalho de conhecimento de todos os envolvidos. Segundo Oliveira (2006, p. 14), diversas empresas optam por processos que contribuam no gerenciamento de mudanças. O objetivo do controle de mudanças, desta forma, é assegurar que as alterações feitas em um projeto sejam consistentes e passíveis de mensurar o impacto que irão gerar. No mercado, existem diversas ferramentas que contemplam as fases de elaboração e desenvolvimento de um sistema, auxiliando inclusive a implantação e uso de processos de software bem definidos.
Comumente percebe-se que dentro da área de informática as empresas encontram dificuldades em gerir o processo de mudança, em virtude de fatores como a velocidade e dinâmica com que elas ocorrem. As mudanças no software são feitas em resposta a solicitações de modificação de requisitos de um projeto e isso deve ser feito de maneira que a estrutura fundamental já existente permaneça estável.
Sommerville (2003, p. 518) afirma que 65% da manutenção de um sistema está relacionada à implementação de novos requisitos, 18% na modificação de requisitos já existentes e 17% na correção de defeitos de um sistema. Desta maneira, a manutenção pode ser considerada como uma extensão do processo de desenvolvimento de software, com atividades associadas às de especificação, projeto, implementação e testes.
Neste sentido, dentro do processo de manutenção, Pressman (1995, p. 883) afirma que um dos problemas clássicos associados à manutenção é a dificuldade em se rastrear a evolução do software, uma vez que as mudanças não estão devidamente documentadas. Já Borges (2003, p. 59) defende que para se obter o controle e estabilidade de requisitos, durante o projeto de desenvolvimento, é necessário acompanhar quantitativamente as alterações em requisitos. Isto permite mensurar o tamanho das alterações, em termos de esforço empregado na manutenção dos artefatos.
Diante do exposto, neste trabalho foi desenvolvida uma ferramenta em forma de plugin para ser integrado ao ambiente de desenvolvimento Eclipse. Esta ferramenta, através de uma fonte de dados no formato eXtensible Markup Language (XML), gerado com o apoio de bibliotecas da ferramenta Computer-Aided Software Engineering (CASE) Enterprise Architect (EA), permite ao usuário efetuar o rastreamento dos requisitos de software implementados nos códigos fontes Java.
Este mapeamento é realizado com a inserção de anotações, após a leitura e interpretação do arquivo XML com os dados do projeto, nos códigos fontes do sistema. Estas anotações, por sua vez, identificam quais são os requisitos que atendem determinada classe ou método. O usuário também pode incluir, alterar e remover anotações, uma vez que é disponibilizada o conjunto de anotações anteriormente descritas.
Com o desenvolvimento da ferramenta também é possível efetuar a análise de impacto que uma mudança pode gerar no projeto. É possível ponderar qual é o custo que uma determinada alteração gera para o sistema, apresentando desta forma, quais requisitos que serão alterados e qual a representação desses em relação ao projeto.