Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Conclusão
 
 
Acadêmico(a): José Alberto Zimermann
Título: Ferramenta para Auxílio na Análise de Impacto e Rastreabilidade de Requisitos na Gestão de Mudanças
 
Conclusão:
Auxiliar na automatização de um processo ou parte dele requer o estudo de todas as partes que o envolvem, do início ao fim. A análise da problemática que envolve a rastreabilidade de requisitos de software e análise de impacto na gestão de mudanças permite afirmar que, quando estes acontecem de maneira manual, tornam altos os custos e riscos de imprecisão numa decisão final. Isto pode levar uma empresa à tomada de decisão incorreta, levantamento errôneo na avaliação de impacto e custos e análise de alterações no código fonte imprecisa.
Portanto, o desenvolvimento da referida ferramenta auxiliou na automatização do processo de rastreabilidade e análise de impacto, disponibilizando informações para que a tomada de decisão ocorra de maneira mais precisa e segura, contribuindo para que o gerenciamento de requisitos controle com maior eficiência a evolução dos requisitos em função da manutenção.
Por sua vez, o mapeamento dos requisitos de um projeto nos códigos fontes, com a utilização da ferramenta, ocorre sem a interferência do usuário. Este processo só foi possível, uma vez que a fase de projetos e elaboração forneceu a vinculação dos requisitos, com as classes e métodos envolvidos. Desta maneira, é imprescindível afirmar que a leitura, interpretação e busca dos dados do arquivo XML, fornecido pela ferramenta EA, foi essencial para a concepção e desenvolvimento de todas as demais funcionalidades do plugin. A importância da fase de projetos de software se deu pelo fornecimento da visão dos elementos que envolvem o desenvolvimento de software, a partir da análise de diagramas de classe e sequência.
Da mesma forma, o auxílio de uma AST disponibilizada por biblioteca da IDE Eclipse permitiu e facilitou a inserção de anotações nos códigos fontes. O estabelecimento destas anotações, contendo os requisitos que um fragmento de código atende, foi determinante para se estabelecer o funcionamento e operacionalidade da ferramenta, uma vez que a interpretação destas anotações forneceu a rastreabilidade de artefatos.
Em paralelo à avaliação dos benefícios da rastreabilidade de requisitos e análise de impacto gerado pela ferramenta, deve-se observar a necessidade que existe em quantificar os valores de importância dos requisitos. Desta maneira, a aplicação da metodologia AHP permitiu estabelecer os valores correspondentes à importância relativa dos requisitos em um projeto, dimensionando desta maneira, o impacto que uma alteração pode gerar em um projeto. Ainda relativo à quantificação dos valores dos requisitos, a adoção de critérios baseados em artefatos de um projeto, permitiu se estabelecer um comparativo, no qual é apresentada a importância dos requisitos, conforme cada critério estabelecido.
Assim sendo, o estudo dos conceitos e técnicas aplicadas ao trabalho proporcionou o desenvolvimento desta ferramenta, atendendo com sucesso os objetivos inicialmente estabelecidos como preponderantes para a realização do plugin.