Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Ederson José
Título: Protótipo de um Sistema de Monitoração utilizando Circuito Fechado de Televisão (CFTV)
 
Introdução:
Com o crescimento populacional, cresce conseqüentemente os problemas com a criminalidade como roubos, assaltos, assassinatos, entre outros. A busca por segurança é cada vez maior, seja para o uso doméstico (cuidar da casa e da família), como também institucional (empresas ou órgãos públicos). Uma pesquisa mostra já no começo da década, um grande crescimento no mercado de segurança seja por guardas ou por equipamentos específicos de prevenção.
Para se proteger dos bandidos, indústrias, lojas e condomínios mantêm um exército de 1,3 milhões de pessoas trabalhando como seguranças em todo o país. É um contingente de guardas cujo tamanho equivale ao dobro do efetivo de toda a força policial dos 27 Estados brasileiros. O mercado de segurança vem crescendo a uma taxa de 30% ao ano. Uma em cada catorze residências brasileiras possui algum equipamento para prevenção de assalto, além das grades – o dobro do que havia cinco anos atrás (EDITORA ABRIL, 2000).
Porém na hora de procurar alguma solução em segurança, com a grande variedade de opções disponíveis em mercado, torna-se muito complicada a escolha entre o meio mais eficaz, com a melhor relação custo x benefício.
A segurança tradicional por meio de cães de guarda é facilmente driblada, tendo em vista que o animal poderá sofrer de ações imobilizadoras, perdendo sua função. A segurança por meio de vigias humanos, além de um meio caro, devido ao fator trabalhista, encargos e tributações diversas, pode ser considerada um meio não muito eficaz, perdendo sua confiabilidade em função da vulnerabilidade, uma vez que se trata de pessoas e estas estão suscetíveis a falhas, como estar ausente de seu posto, de alguma forma desacordado ou até mesmo ser rendido pelo(s) invasor(es), ficando assim apenas a versão dos fatos contada pelo guarda, sem nenhum registro visual, dificultando a busca e apreensão dos suspeitos.
O sistema de monitoramento com Circuito Fechado de TeleVisão (CFTV) auxilia de forma eficaz contra a ação indesejada de vândalos e criminosos, ficando registrada a ação, o que torna fácil a identificação dos elementos para possível tomada de providências mas, pelo fato de uma imagem ser a forma mais eficaz de reconhecer uma pessoa ou objeto, e ser uma evidência forte em um caso judicial, por exemplo, um CFTV comprova assim que é um sistema eficaz, deixando outros métodos que não venham a registrar imagens ou vídeos a desejar.
Possui uma boa relação de custo se comparado à vigilância humana, por exemplo, pois o usuário poderá comprar o sistema de acordo com a sua necessidade, residencial ou empresarial. Sendo que este sistema pode ser utilizado como meio de segurança externo e interno, onde ele registra toda a movimentação captada pela câmera, durante 24 horas por dia, com bateria própria ligada à rede elétrica convencional, que uma vez cortada continuará funcionando normalmente de acordo com a capacidade da bateria. Desta forma, este sistema torna-se um dos mais confiáveis dentre os sistemas convencionais.
Com base nas afirmações relatadas, neste trabalho implementou-se um protótipo de um sistema de CFTV, onde por meio de uma câmera, as imagens são captadas e gravadas em um computador local, e uma cópia é enviada a um servidor remoto através de uma conexão via FTP. Assim poderão ser visualizadas e consultadas posteriormente tanto local quanto remotamente, conforme necessidade.