Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Ederson José
Título: Protótipo de um Sistema de Monitoração utilizando Circuito Fechado de Televisão (CFTV)
 
Conclusão:
O presente trabalho possibilitou desenvolver um protótipo de monitoração utilizando uma webcam, capaz de fazer uma monitoração satisfatória de um ambiente fechado, considerando que o ambiente seja o ideal, definido nos testes da seção anterior.
O protótipo possui na interface os recursos mais utilizados num sistema de CFTV, que entre os estudados para o desenvolvimento, são a possibilidade de uma consulta aos registros com a visualização das imagens na própria tela do protótipo. Também a possibilidade de acesso remoto às imagens gravadas via um servidor com acesso FTP e por fim, baixo custo por utilizar poucos recursos hardware e software.
Como recurso de hardware, pode-se citar o tamanho do disco rígido, que pelo fato de as imagens possuírem pequeno tamanho, não requer que este seja além do normal encontrado em computadores domésticos, que variam normalmente de 200 a 360 gigabytes. A configuração do computador também não requer grande capacidade de processamento, como já demonstrado na seção 3.4.
Como requisito do protótipo, foi possível desenvolver uma comparação de imagens, onde um algoritmo analisa a similaridade das imagens capturadas. Se as duas imagens que são comparadas estiverem dentro do nível de tolerância, e uma delas em relação a outra estiver acima da margem de semelhança, definida como ideal nos testes, então uma delas é eliminada.
O protótipo mostrou-se eficaz no que diz respeito à comparação de imagens, quando testado em condições de luz favorável, ou seja, de uma luz não fluorescente de preferência e em ambientes fechados, como, salas comerciais, escritórios, interior de residências, entre outros.
Em ambientes externos ocorrem constantes alterações por variações com luz do sol e sombras geradas, ou por condições climáticas, como vento, que podem causar grandes mudanças no conteúdo da imagem, sem que realmente seja um acontecimento que necessite que mais uma imagem seja gravada. Outro fator alcançado no desenvolvimento do protótipo foi que, com a possibilidade de eliminar as imagens semelhantes, os recursos de hardware são economizados, tratando-se do espaço em disco.
O trabalho, porém, possui suas limitações, por exemplo, quanto maior a área de cobertura da câmera, maior a chance de uma comparação abaixo do nível de tolerância, pelo fato de ter uma maior chance de alterações nos tons da imagem e que o algoritmo acabe por considerá-las diferentes, mesmo que não tenham alterações visíveis ao olho nu.
O padrão RGB também é mais suscetível a variações e consequentemente mais difícil de definir padrões de igualdade entre imagens e o ambiente influencia diretamente no resultado, um outro padrão poderia alcançar resultados mais eficazes.
Um fator que torna a necessidade de um melhor tratamento para o código de comparação de imagens, é o fato que, a cada dia é mais comum o uso de lâmpadas fluorescentes devido a sua economia de energia. Esse importante detalhe reforça mais ainda a necessidade de modelo de cor, que permita obter um novo parâmetro para a margem de semelhança, considerando principalmente a ondulação captada pela câmera, oriunda da iluminação fluorescente, como ocorreu nos testes obtidos no protótipo. O modelo de cor que foi observado como melhor substituto ao RGB é o YCbCr, citado na seção 2.5.1.