Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): André Luís Beling da Rosa
Título: Sistema de Tracking de Objetos a partir de Várias Câmeras
 
Introdução:
Sistemas de vigilância são amplamente utilizados no cotidiano. As câmeras de monitoramento estão muito presentes no dia a dia. Encontrar um aviso do tipo “você está sendo filmado” pode ser considerada uma situação corriqueira. No Brasil, por exemplo, existem cerca de 1,3 milhões de câmeras de vigilância (PORTAL MS, 2009). Mas qual a serventia destas câmeras se ninguém estiver monitorando suas imagens?
A solução tradicional para o problema é a criação de centrais de vigilância, onde uma pessoa tem a responsabilidade de acompanhar o que está sendo capturado pelas câmeras procurando por situações incomuns. Segundo Garcia (2001, p. 113), seres humanos não são bons em detectar eventos, devido ao fato de não conseguirem manter a concentração em uma atividade durante longos períodos de tempo. Isso implica no aumento da probabilidade de falhas acontecerem no processo de vigilância.
Sendo assim, é possível verificar que existe uma demanda de automatização no processo de monitoramento, objetivando reduzir o número de falhas provenientes da ineficiência de um operador humano. Uma ferramenta que identifique os objetos e suas ações através das imagens capturadas pelas câmeras é um subsidio importante para automatização deste processo.
A construção de uma ferramenta deste tipo pode ser feita utilizando técnicas de visão computacional. De acordo com Parker (1994, p. 1), o objetivo da visão computacional é desenvolver formas de um computador interpretar imagens para alguma aplicação útil. As aplicações variam entre classificação de áreas claras e escuras em imagens e detecção de movimento, até aplicações que envolvem coordenadas 3D precisas e reconhecimento de objetos.
Diante do exposto, propõe-se o desenvolvimento de uma ferramenta que utiliza técnicas de visão computacional para fazer o acompanhamento (tracking) de objetos de interesse que serão identificados na cena. O acompanhamento será feito a partir de imagens adquiridas por múltiplas câmeras.