Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Cristine Volpi
Título: Desenvolvimento de um Aplicativo de Gestão de Clientes para auxiliar o Gestor de uma Clínica de Estética
 
Introdução:
A população em geral quer ter o mesmo patamar de beleza de modelos e atrizes, assim impulsionando o crescimento do mercado da estética. Antigamente o conceito de uma bela mulher era ser com formas avantajadas e de pele clara, essas eram consideradas princesas. Porém na atualidade os conceitos de beleza estão muito elevados, as mulheres e até mesmo os homens que são julgados como os mais belos são os magros e altos.
A palavra estética significava melhorar a aparência, nos dias atuais essa denominação foi alterada para fisioterapia dermato-funcional que tem como significado de restabelecer a função perdida pelo corpo. A área da fisioterapia dermato-funcional já está estabelecida e tem importantes responsabilidades a cumprir no âmbito da saúde (GUIRRO; GUIRRO, 2002).
Conforme Guirro e Guirro (2002), o trabalho em estética é multidisciplinar, são vários profissionais que atuam na área, como o educador físico, nutricionista e médicos, juntos minimizam ou curam os distúrbios dos pacientes sem comprometer sua saúde.
Devido a estes profissionais da área da saúde precisarem estar sempre em busca de novos tratamentos e tecnologias para atender melhor seus clientes, as clínicas de estética, como as demais empresas estão buscando se informatizar. A tecnologia da informação dispõe para a empresa qualidade em seu processo e disponibiliza de maneira certa informações importantes para possível tomada de decisão. Conforme Laudon e Laudon (1999, p. 4), “será simplesmente impossível operar com eficiência mesmo uma pequena empresa sem investimentos significativos em sistemas”.
Para auxiliar na gestão das empresas, é preciso obter informações importantes sobre seus clientes, ou seja, é preciso ter um banco de dados com todas as informações para que o contato entre empresa e cliente seja bem sucedido. Banco de dados, conforme Laudon e Laudon (1999, p. 126), “é uma coleção de dados organizados de tal forma que possam ser acessados e utilizados por muitas aplicações diferentes”.
A agilidade no atendimento ao cliente é primordial para que a empresa seja bem vista. Sem um banco de dados as informações pertinentes são perdidas. Desta forma, a clínica de estética Esculpe enfrenta um grande desafio que é controlar os dados pessoais, resultados dos tratamentos, controle dos pacotes e controle das agendas dos atendimentos.
Com o aumento de clientes, do espaço físico e dos tratamentos oferecidos, começa a ficar difícil o controle manual dos processos. Pelos poucos dados contidos nas fichas de cadastro de avaliação do cliente, observou-se a grande necessidade da elaboração de um aplicativo que auxilie a gestão de clientes da clínica. Assim ela terá melhor qualidade no atendimento, no agendamento e na pós-venda, se manterá no mercado e será mais competitiva.