Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Joana Simon
Título: Desenvolvimento da Ferramenta de Ensino em Data Warehouse Aplicado na Disciplina de Tecnologia da Informação na Gestão de Negócios
 
Introdução:
Com o uso cada vez mais comum de sistemas de informação nas organizações, as empresas encontram a necessidade de utilizar ferramentas que facilitem a interpretação e o uso dos dados obtidos. Conforme Barbieri (2001, p. 5), primeiramente foram obtidos os dados, depois foram transformados em informação, sendo que o objetivo atual é gerar conhecimentos a partir desses dados e informações.
Turban et al. (2009, p. 27) afirma que as empresas são forçadas a captar, compreender e explorar seus dados para dar suporte à tomada de decisões, a fim de melhorar as operações de negócios.
De acordo com Barbieri (2001, p. 5), o Business Inteligence (BI) – expressão que, conforme tradução livre, significa Inteligência nos Negócios – permite estruturar, acessar e explorar informações, com o objetivo de desenvolver percepções, entendimentos e conhecimentos, possibilitando o uso de todo o potencial da informação armazenada, contribuindo assim para um melhor processo de tomada de decisão.
Com essa visão é apresentado na disciplina de Tecnologia da Informação na Gestão de Negócios (TIGN) do curso de Bacharelado em Sistemas de Informação da Universidade Regional de Blumenau (FURB), a ementa contendo no seu conteúdo programático, a Tecnologia da Informação, o Enterprise Resource Planning (ERP) e o BI.
Percebeu-se, durante as aulas da disciplina de TIGN, uma grande necessidade de abordar também a parte prática do BI. Atualmente, todo o conteúdo é transmitido por meio de trabalhos teóricos sobre o assunto e de apresentações utilizando a ferramenta PowerPoint, o que torna sua abordagem muito superficial e dificulta o aprendizado.
Esse fato, juntamente com a crescente procura no mercado por esse tipo de tecnologia, mostra que é preciso dedicar mais tempo a esse assunto na disciplina e fornecer material prático para os acadêmicos.
Como solução, foi elaborada uma das partes de um BI, utilizando-se da técnica de cubo de decisão, possibilitando assim o contato do acadêmico com essa nova tecnologia, permitindo através de um estudo de caso simular as necessidades na área de vendas de uma organização têxtil voltada à confecção de peças de vestuário. Foi disponibilizada uma ferramenta de auxílio à tomada de decisão para possibilitar aos acadêmicos, com visão de gestor, experiência na utilização desse tipo de ferramenta. Seu uso proporciona ao aluno uma noção de gestão de negócios.
A implementação foi realizada em ambiente web, facilitando assim o acesso do acadêmico e permitindo a ele realizar os exercícios fora da Universidade. A utilização desse trabalho na disciplina de TIGN permite acrescentar conhecimento prático aos alunos no que diz respeito ao BI tratado nesta disciplina. Esse trabalho possibilitará a outros acadêmicos realizarem a sua continuidade, a fim de juntamente a outros Trabalhos de Conclusão Curso obter-se um BI completo.