Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Joana Simon
Título: Desenvolvimento da Ferramenta de Ensino em Data Warehouse Aplicado na Disciplina de Tecnologia da Informação na Gestão de Negócios
 
Conclusão:
A utilização da ferramenta de ensino em Data Warehouse proporcionou aos acadêmicos de TIGN, após a teoria passada em sala de aula, maior facilidade em assimilar o conteúdo.
A ferramenta desenvolvida neste trabalho possibilitou também uma melhor percepção da importância, em uma organização, de uma ferramenta para o auxílio na interpretação dos dados armazenados para facilitar uma melhor gestão da empresa.
Os objetivos propostos foram atingidos com sucesso. Em relação aos objetivos específicos, foi desenvolvida uma ferramenta de Cubo de decisão de um BI. Através da ferramenta, podem-se identificar as dimensões. Os processos de unificação de dados e povoamento das tabelas permitem a importação de dados, que era um dos objetivos específicos. A ferramenta possibilitou ao gestor melhor utilização das informações, como material didático-pedagógico, para auxiliá-lo na disciplina. Também foi aplicada a ferramenta na disciplina de TIGN do curso de BSI ofertada pela FURB, em que os alunos criaram os arquivos, unificaram, povoaram as tabelas com o arquivo unificado e, utilizando o cubo de decisão, puderam visualizar esses dados através de tabelas e gráficos.
Entre as principais limitações da ferramenta está o fato de o cubo ser pré-definido. O usuário não cria de forma dinâmica a estrutura de tabelas fatos, medidas e dimensões. Os arquivos para a unificação de dados necessitam ser TXT ou XML seguindo estrutura previamente definida.
Este trabalho proporcionou aprendizado na área de gestão de negócios, em que os gestores necessitam de ferramentas para auxílio na tomada de decisão, ferramentas que facilitem a utilização do grande volume de dados armazenados. Com este trabalho houve aprendizado também de como utilizar o banco de dados SQLServer, o Framework .Net, o SSAS e a linguagem de programação C# não vistos na grade curricular atual. Com o auxílio dessas ferramentas obteve-se um cubo de decisão que pode ser disponibilizado na web, facilitando o acesso ao mesmo, o que não ocorre nos sistemas desenvolvidos por Zimmermann (2006) ou Strey (2002).