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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Rudimar Imhof
Título: Beta - Framework para Aplicação da Técnica de Behavior Targeting
 
Introdução:
Há muito tempo o homem tenta entender o comportamento humano por meio da tecnologia. As tentativas atuais tentam atingir este objetivo por meio da análise do usuário em web sites. Este tema insere-se na versão mais atual da Web nomeada como Web 3.0.
Segundo Nunes (2008),Web 3.0 é a nova geração da internet, na qual o que importa é a forma como as pessoas se relacionam, o estudo do comportamento e seu meio de vida. Ela retrata a coletividade e estuda essa coletividade sob a ótica de Web Analytics.
Web Analytics são métricas para quantificar o uso de ferramentas online e, desta forma, fornecer dados para avaliação de mercado. Segundo Ribeiro (2009, p. 19). “[...] analisar o mercado é entender o macro-ambiente em que sua empresa se encontra [...]”. Uma dessas métricas leva o nome de Behavior Targeting, que pode ser definida como “o estudo do comportamento do usuário no mercado on-line” (RIBEIRO, 2009, p. 20). Para se construir esse estudo do comportamento, é necessária alguma técnica que retrate o comportamento de maneira adaptativa. O conjunto desses comportamentos pode ser posteriormente segmentado, utilizando-se, por exemplo, uma técnica da área de inteligência artificial chamada Data Mining.
“Data Mining é uma linha de pesquisa pertencente ao campo da ciência da computação que tem por objetivo oferecer estratégias automatizadas para a análise de grandes bases de dados de empresas, procurando extrair destas fontes informações que estejam implícitas, que sejam previamente desconhecidas e potencialmente úteis” (PICHILIANI, 2008, p. 23). Com as técnicas fornecidas pela Data Mining, é possível segmentar os comportamentos absorvidos e criar mapas auto-organizáveis, os quais são estruturas que se organizam em função da estrutura de dados. Várias maneiras podem ser usadas para construir uma ferramenta com essas características, uma delas é construí-la como um framework.
“Framework é a estrutura de uma aplicação, ou seja, um conjunto de classes e interfaces projetado para encapsular o código comum a uma família de aplicações” (ROCHA, 2009, p. 66). Assim, esse mesmo código pode ser reutilizado inúmeras vezes.
O presente trabalho implementa um framework que utiliza a técnica de Behavior Targeting como meio para análise do comportamento do usuário em uma aplicação web. O framework foi especificado de tal forma que separe o que foi implementado nesse trabalho sobre Behavior Targeting do que possa vir a ser implementado futuramente nesse próprio framework para outras áreas da web 3.0, como web semântica, reputação digital, etc. A arquitetura do framework foi projetada baseando-se no estilo de desenvolvimento em camadas. O framework tem como entradas os links escolhidos e como responsabilidade reter o comportamento e segmentá-lo com técnicas de mineração de dados, construindo, assim, mapas auto-organizáveis. O framework poderá fornecer sugestões de páginas para o usuário de acordo com seu grupo, além de informações dos grupos segmentados para o gestor.