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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Fernando Poffo
Título: Visual autonomy :protótipo para reconhecimento de placas de trânsito
 
Introdução:


Sistemas de assistência à navegação automobilística têm recebido cada vez mais a atenção de empresas e instituições. Segundo Centro de Informações do Galileo (2005, p. 2), espera-se que metade dos veículos operando na Europa tenha, até 2020, um sistema avançado de assistência ao motorista.
Até 2010 haverá mais de 670 milhões de automóveis, 33 milhões de ônibus e caminhões e 200 milhões de veículos comerciais leves no mundo. Receptores de navegação por satélite são hoje normalmente instalados em novos automóveis como uma ferramenta essencial no fornecimento de novos serviços para pessoas em movimento: pagamento eletrônico, informação do trânsito em tempo real, chamadas de emergência, guia de rotas, gerenciamento de frotas e sistemas avançados de assistência ao motorista. (CENTRO DE INFORMAÇÕES DO GALILEO, 2005, p. 1).
Cunha, Jacques e Cybis (2006, p. 11) afirmam que a sinalização vertical apresentada em três itens, “presença de placas indicativas de velocidade máxima”, “presença de placas de sinalização de trânsito” e “legibilidade das placas de trânsito”, revelaram não exercer influência na velocidade praticada pelos motoristas entrevistados em sua pesquisa. Segundo Cunha, Jacques e Cybis (2006, p. 12), dentre as características que mais fortemente influenciam os motoristas entrevistados em sua pesquisa a reduzir a velocidade dos seus veículos estão: irregularidades no pavimento; cruzamento com outras vias; presença de curvas; presença de pontos de parada de ônibus e fiscalização eletrônica na via.
Alguns sistemas de assistência ao motorista analisam o ambiente em que haverá a locomoção do veículo através da aquisição e processamento de imagens a fim de auxiliar ou automatizar a navegação do veículo. Dependendo do tipo de informação que se espera extrair da imagem, tais como placas de sinalização, técnicas diferentes podem ser aplicadas. Analisando aspectos das imagens tais como iluminação, cor e forma, pode-se detectar e reconhecer placas de trânsito.
Neste trabalho propõe-se desenvolver uma ferramenta de detecção e reconhecimento de placas de trânsito, que forneça instruções em tempo real para sistemas de apoio ao motorista.