Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Fernando Poffo
Título: Visual autonomy :protótipo para reconhecimento de placas de trânsito
 
Conclusão:
Hoje já são comumente encontradas soluções comerciais de sistemas de apoio ao motorista, algumas já integrando veículos acessíveis a população em geral, tais como sistemas que auxiliam o motorista a estacionar o veículo, deixando de ser um item exclusivo de modelos luxuosos.
A evolução das técnicas e algoritmos, além da evolução e redução de custo do hardware utilizado em sistemas de visão computacional, vem favorecendo o aumento do número de projetos desenvolvidos em instituições de ensino, mostrando o interesse que este assunto desperta.
Pode-se notar pelas soluções propostas por Piccioli et al. (1996) e Escalera, Armingol e Mata (2003) e pelo levantamento efetuado por Jung et al. (2005), que técnicas diferentes podem ser combinadas com o objetivo de detectar e reconhecer placas de trânsito. Cada uma das técnicas apresenta vantagens e desvantagens, o que motiva a busca por melhores soluções. Basicamente, a análise de cores e formas e redes neurais tem se mostrado como os métodos empregados com mais sucesso em soluções ao redor do mundo.
As tecnologias JAI, JMF e Neuroph vêm favorecer o requisito de desenvolver a ferramenta somente utilizando a linguagem Java, possibilitando traduzir algoritmos de visão computacional de outros sistemas escritos em linguagem diferente de Java.
O uso da ferramenta Enterprise Architect 7.1 para a elaboração das especificações do trabalho se mostrou ágil e fácil de usar, atendendo todas as necessidades do projeto, não apresentando problemas durante sua execução.
O presente trabalho possibilitou desenvolver uma ferramenta, capaz de detectar e reconhecer placas de trânsito em tempo real, de baixo custo e multiplataforma. Porém ainda é necessário demandar mais tempo em testes e tentativas com outros métodos de visão computacional, a fim de minimizar problemas com a qualidade das imagens processadas pelo protótipo, como também refinar o código fonte da implementação.