Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Rafael Formento
Título: Aplicação Mobile Marketing com Comunicação Bluetooth focada em bares e restaurantes
 
Introdução:
Segundo a Agência Brasil (2009), o número de aquisições de celulares chegou a 1,3 milhões no mês de janeiro de 2009, totalizando 151,9 milhões de assinantes de telefonia móvel no Brasil. Percebe-se com isso, que cada vez mais aumenta o número de pessoas que buscam as facilidades que a telefonia móvel pode oferecer no dia-a-dia. Com a evolução da tecnologia de redes e serviços, assim como de novos aplicativos, a possibilidade de trazer para um celular tarefas como conectar-se a internet, controlar contas bancárias ou até mesmo divertir-se, relacionar-se, procurar um bom lugar para jantar, ouvir música, jogar e gravar vídeos e fotos ficou muito mais acessível (ROMÁN; GONZÁLEZ-MESONES; MARINAS, 2007). Para a comunicação entre celulares e outros dispositivos, existe o Bluetooth. Segundo Henrique (2007), Bluetooth é um meio de comunicação de dados de curta distância, aproximadamente 10 metros, que tem a mesma frequência do Wi-Fi e a capacidade de interagir com diferentes dispositivos. Há alguns anos foram feitas as primeiras campanhas de comunicação móvel, através de Bluetooth, utilizando apenas transferência de imagens para propaganda. Essa é uma opção muito viável para ser usada como Mobile Marketing. Existem formas de produzir publicidade, relacionamento com clientes, convites para eventos usando a mídia do celular. Neste contexto, o celular é o canal ou a mídia, enquanto as estratégias e a forma ficam para o Mobile Marketing (LANGE; SHROEDER, 2008). Tendo em vista a demanda do mercado, com cada vez mais pessoas interessando-se pelo desenvolvimento da área de aplicativos mobile e com todos os avanços tecnológicos nesta área, foi implementado uma ferramenta para viabilizar o uso de Mobile Marketing, enviando e recebendo alguns tipos de publicidade, como fotos, vídeos e questionários. Para o envio e recebimento desta publicidade, é usada a comunicação por meio de Bluetooth. Com o intuito de facilitar a implementação e o entendimento da ferramenta, é usado o framework Marge e o protocolo de comunicação Bluecove. Com o uso destas duas ferramentas será possível enviar mensagens de um servidor à um celular através do meio Bluetooth.