Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Rafael Formento
Título: Aplicação Mobile Marketing com Comunicação Bluetooth focada em bares e restaurantes
 
Conclusão:
No início do desenvolvimento da aplicação foram elencadas funcionalidades que ele deveria ter como: iniciar uma conexão entre um celular e um computador, interar através de mensagens os dois dispositivos com uma conexão Bluetooth, para que a funcionalidade principal deste trabalho pudesse ser implementada, que é facilitar a interação com clientes que possuem dispositivos móveis através do Bluetooth. Ao término pode-se observar que as funcionalidades foram criadas, atingindo os objetivos. Uma das dificuldades encontradas foi fazer a primeira transmissão via Bluetooth. Poucos exemplos e material escasso na área dificultaram o entendimento e o desenvolvimento da transmissão. Após muito tempo e muito material lido, foi constatado uma falha no dispositivo Bluetooth. O dispositivo não interagia corretamente com a pilha de protocolos da Microsoft, sendo necessária a compra de um novo dispositivo. Depois disto, com algumas implementações em cima do framework Marge, conseguiu-se a primeira conexão. Houve também a dificuldade em relação as mensagens enviadas entre cliente e servidor. Layouts foram montados para haver o entendimento em relação aos serviços e conteúdos transmitidos entre servidor e clientes. O uso do framework Marge para o desenvolvimento da aplicação facilitou a implementação e o entendimento da mesma. Este framework abstrai ainda o uso da biblioteca Bluecove, que seria uma implementação complexa da especificação JSR-82. Um estabelecimento que necessite de mais agilidade no atendimento ao seus clientes, como o exemplo de uma lanchonete, pode utilizar esta aplicação para atender mais rápido e com mais precisão. Além de contar com serviços de promoções personalizadas e também enquetes, que ajudam na melhora dos serviços e pedidos. Contando sempre com a privacidade das informações, assunto importante quando se trata de uma interação direta com o cliente. Todos estes benefícios na palma da mão do usuário. No entanto, existem algumas limitações no uso da aplicação: quando cliente perde comunicação com o servidor ou vice-versa, a aplicação não trata o erro; não foi possível obter marca e modelo do celular por falta de documentação; quando ocorre um erro no servidor é necessário reiniciar a aplicação para retomar a conexão. Contudo, este trabalho me deu uma nova visão do mobile marketing, mostrando o quanto ele está presente em nossas vidas e o quanto se pode trabalhar com este segmento. As oportunidades aparecem a cada dia, e a cada dia me identifico mais com esta área. Entendo que esta pesquisa e desenvolvimento me incentivou a buscar mais conhecimento acadêmico e profissional.