Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Ana Carolina da Silva
Título: Sistema de Gestão de Relatórios para Instalação do Banco de Dados Oracle Baseado em SIG
 
Introdução:
Em empresas prestadoras de serviços especializados em tecnologia de informação, um bom atendimento e agilidade tornam-se cruciais para oferecer um serviço diferenciado. Por isso, a utilização de uma ferramenta ágil é essencial para a geração de um relatório de serviço com qualidade e segurança. A qualidade é palavra chave para garantia de um bom serviço prestado.
De acordo com LAUDON (2001), os Sistemas de Informação Gerenciais (SIG), suprem os gerentes com relatórios sobre o desempenho passado e presente da empresa. Eles auxiliam no papel informativo dos gerentes ajudando a monitorar o desempenho atual da empresa e a prever o desempenho futuro, possibilitando assim que os gerentes intervenham, auxiliando o controle da empresa.
Atualmente um dos maiores problemas do setor de TI da empresa Senior TI é a falta de gerenciamento das informações e de padronização dos relatórios enviados aos seus clientes. Por isso, com o intuito de melhorar as informações enviadas aos mesmos a empresa padronizou o modelo de instalação do Banco de Dados e dos relatórios de atividades.
Este modelo contém os pré-requisitos de instalação que a empresa utiliza. Após a instalação do Banco de Dados realizada pelo consultor o sistema avalia se a mesma está de acordo com o modelo homologado, caso haja conflito é informado na tela. Com isso o serviço do consultor é mais ágil, visto que o próprio sistema fará a parte de análise dos pré-requisitos para a instalação do Banco de Dados.
Com o uso do SIG, padronização dos relatórios de atividades e com o modelo homologado os consultores e os próprios gerentes obtém uma maior rapidez na geração, consulta, gerenciamento e administração das informações, desta forma alguns problemas como padronização e tempo gasto na geração dos relatórios de atividades serão sanados.
Muitos clientes não liberam acesso externo aos servidores, por isso o consultor realiza o serviço in-loco, ou seja, na empresa. Por isso o sistema trabalha de forma on-line com a base de dados da Senior para manter uma base única de informação sobre as instalações realizadas nos clientes, visto que o acesso à base será liberado externamente a fim de viabilizar e agilizar o trabalho para o consultor.
Já existem no mercado duas ferramentas da Oracle chamadas Oracle Remote Diagnostic Agent (RDA) e Software Configuration Manager (SCM), as mesmas capturam informações do Banco de Dados do cliente, porém não são específicas para instalação do mesmo, e sim para administração e monitoramento. Por isso surgiu à necessidade de aprimorar essas técnicas já existentes no mercado, porém focando a captura das informações no nível de instalação do Banco de Dados conforme a necessidade da Senior TI.
Com o intuito também de auxiliar os gerentes e responsáveis da área foram desenvolvidos gráficos de estatísticas, com isso os responsáveis tem acesso aos relatórios gerados de cada cliente. Para suprir as necessidades de centralização e integração das informações da empresa, foi desenvolvido um Sistema de Gestão de Relatórios para instalação do Banco de Dados Oracle para o setor de Tecnologia da Informação (TI) da Senior Sistemas.