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Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Ana Carolina da Silva
Título: Sistema de Gestão de Relatórios para Instalação do Banco de Dados Oracle Baseado em SIG
 
Conclusão:
Através do sistema desenvolvido os consultores tiveram uma melhor produtividade e agilidade nos serviços prestados aos clientes. Antes da utilização do sistema a porcentagem de erros durante as instalações de Banco de Dados eram de aproximadamente 35 por cento, sendo que após a utilização do sistema chegou à zero, visto que mesmo o consultor realizando a configuração de maneira incorreta, o sistema informa o mesmo.
Em relação à geração dos relatórios de atividades, a criação dos mesmos levava em média uma hora, com a utilização do sistema a geração do mesmo é de menos de um minuto. Com a gestão e geração do relatório de atividades além reduzir o tempo gasto que o consultor levava realizando o relatório manualmente, auxiliou também no controle e análise de todos os parâmetros importantes do Banco de Dados que devem ser configurados.
Com o desenvolvimento deste trabalho houve uma melhoria em todas as áreas, tanto a técnica que é a mais beneficiada, quanto o Administrativo, que agenda os serviços dos clientes para os consultores e até mesmo ao gerente que possui uma melhor ferramenta de análise para tomar decisões a níveis gerenciais de sua empresa.
Com a captura automática das informações de configuração do Banco de Dados obteve-se uma maior agilidade, visto que este processo gera automaticamente um arquivo texto com todas as informações pertinentes a instalação realizada pelo consultor para realizar posteriormente a comparação conforme o Modelo Homologado.
Com a comparação das configurações realizadas a partir do arquivo gerado obteve-se um maior controle das informações, garantindo assim que todos os parâmetros importantes do Banco de Dados sejam configurados corretamente. Além disso, após a conclusão da análise o sistema gera automaticamente o relatório de atividades formatado para ser enviado ao cliente.
Com o uso de gráficos obteve-se um melhor gerenciamento e monitoramento dos serviços prestados aos clientes, visto que antes não existia nenhuma ferramenta especifica para verificar a quantidade de instalações que são realizadas por mês, ou até mesmo a quantidade de serviços que cada consultor faz por um determinado período.
Através de rotinas de acesso externo e interno o usuário tem acesso a todas as informações de seus clientes através da base de dados da Senior, inclusive em modo off-line o consultor tem privilégio para realizar a captura das informações do Banco de Dados do cliente. Observou-se com este trabalho que todos os objetivos citados acima foram atingidos, melhorando assim o processo de Instalação e configuração do Banco de Dados.
Antes do desenvolvimento deste trabalho, os consultores contavam apenas com seu conhecimento e dos padrões homologados pela Oracle e Senior ou até documentos nos quais continham melhores práticas para instalação e configuração de um Banco de Dados. Com o uso do sistema foi possível melhorar o desempenho deste processo após a instalação e configuração do Banco de Dados, visto que o consultor não perde mais tempo realizando todo este processo manualmente, sanando assim problemas que muitas vezes podiam ocorrer devido a vários fatores externos.
Uma das limitações encontradas foi como realizar o processo de comparação com o Modelo Homologado, visto que o sistema deveria trabalhar em modo on-line. Como não é possível garantir cem por cento à conexão com a base Senior devido a variáveis externas, optou-se por desenvolver um sistema que trabalha em modo on-line e off-line.