Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): David Jones Treis
Título: Utilização de Técnicas de engenharia de Usabilidade no Desenvolvimento de um Software de Controle de Pedidos
 
Introdução:
De acordo com o relatório elaborado pela Sociedade SOFTEX (2003), a evolução da indústria de software no Brasil pode ser dividida em, basicamente, dois períodos:
a) período 1: anos anteriores a 1990, quando havia um contexto de substituição de importações;
b) período 2: a partir de 1990, em um contexto de competição global.
A abertura do mercado, ocorrido no ano de 1990, expôs as empresas brasileiras de desenvolvimento de software à competição com empresas de outros países. Apesar dessa abertura, as empresas brasileiras mantiveram suas posições no mercado interno graças, principalmente, às características específicas do Brasil (situação econômica, legislação etc.).
No entanto, mesmo possuindo características específicas, o mercado brasileiro vem sendo disputado também por um número cada vez maior de empresas estrangeiras. Essa competição tem forçado as empresas brasileiras a melhorarem a qualidade de seus produtos / serviços. Conforme ressaltam Weber e Nascimento (2002), a qualidade de software deve ser avaliada levando-se em consideração, no mínimo, os seguintes pontos de vista:
a) qualidade do processo;
b) qualidade do produto;
c) qualidade no contexto do ambiente de negócio no qual o software será utilizado (retorno sobre o investimento, por exemplo).
As empresas vêm investindo fortemente na implantação de sistemas da qualidade, com ênfase para a qualidade do processo e do produto, motivo pelo qual o presente trabalho irá abordar estes pontos de vista de maneira mais detalhada.
Ao contrário das indústrias e das empresas de serviço, é pequeno o número de empresas de software que possuem certificados internacionais reconhecendo a qualidade dos processos e produtos. Essa realidade vem mudando rapidamente, uma vez que além de competirem no mercado interno, as empresas brasileiras querem conquistar o mercado mundial de software.
É dentro deste contexto que se enquadra o presente trabalho, o qual utiliza técnicas da Engenharia de Usabilidade (processo) e recomendações ergonômicas (produto) para o desenvolvimento de um software de controle de pedidos.