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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Éverton Demo
Título: Ferramenta de Apoio ao Processo de Gerência de Recursos Humanos do MPS.BR
 
Introdução:
\\\'Com o crescimento contínuo e a concorrência existente na indústria de software, a qualidade surge como um fator crítico de sucesso. Mais do que isso, pode ser considerado um fator de sobrevivência. Alcançar competitividade no mercado através da qualidade implica tanto na melhoria dos produtos de software e serviços correlatos, como dos processos de produção e distribuição (ASSOCIAÇÃO PARA PROMOÇÃO DA EXCELÊNCIA DO SOFTWARE BRASILEIRO, 2007a, p. 4).
A partir da década de 1990, a certificação tornou-se um objetivo de muitas empresas. É um diferencial que elas buscam para manter ou conquistar clientes, além de ser um importante indicador de qualidade. Para uma organização conseguir a certificação, é essencial que todos os seus colaboradores tenham as competências necessárias e estejam motivados para auxiliar no alcance deste objetivo. Galvão e Magalhães (2005) acrescentam que “os procedimentos e tarefas envolvidos no desenvolvimento de software estão intimamente ligados à qualificação e ao desempenho dos indivíduos atuantes nesse processo”.
Um dos problemas evidenciados é que muitas pessoas não possuem a qualificação ideal para exercer suas funções, comprometendo a qualidade do produto. Por outro lado, muitas empresas não investem em sistemas para gerenciar os Recursos Humanos (RH), por não terem um retorno garantido ou pelo resultado esperado ser atingido apenas em um longo prazo. Os sistemas disponíveis nesta área normalmente dão suporte apenas à administração de pessoal (folha de pagamento) e ponto eletrônico (controle de freqüência). Outros aspectos como a gerência de conhecimento, por exemplo, importante para a organização manter armazenado o conhecimento sobre seus processos e tecnologias, acabam não sendo controlados.
Para auxiliar as organizações que desejam obter melhoria em seus processos de software surgem os modelos da qualidade, que representam um conjunto de boas práticas a serem adotadas pelas empresas. Um modelo conhecido internacionalmente é o Capability Maturity Model Integration (CMMI), definido pelo Software Engineering Institute (SEI). O CMMI corresponde a uma integração realizada entre vários aspectos apresentados em outros modelos do SEI, pois os diversos padrões apresentam estruturas e termos diferentes, causando confusão quando há a necessidade de utilizá-los simultaneamente.
Dois objetivos que as organizações esperam alcançar com a utilização de padrões como o CMMI são: aprender a respeitar mais os seus próprios prazos e desenvolver softwares com menos erros. Um problema do CMMI é a sua complexidade. Por se tratar de um modelo integrado, sua documentação é extensa e complexa. Desta forma, torna-se imprescindível recorrer a consultorias especializadas para conseguir a correta adequação.
Com o objetivo de resolver este problema foi elaborado o programa para Melhoria de Processo do Software Brasileiro (MPS.BR). Trata-se de um modelo novo , que utiliza uma visão de processo fundamentada em normas internacionais e adapta a elas a realidade das empresas brasileiras, com especial atenção às micro, pequenas e médias empresas. O MPS.BR se baseia nos conceitos de maturidade e capacidade do processo para a avaliação e melhoria da qualidade de produtos de software, podendo ser comparado com os níveis de maturidade do CMMI em sua representação por estágios. Porém o MPS.BR possui mais níveis, possibilitando a implementação mais gradual e adequada às empresas brasileiras. “Além disso, argumenta-se que poucas empresas de pequeno ou médio porte podem arcar com os custos de implementação dos modelos do SEI.” (KOSCIANSKI; SOARES, 2006, p. 154).
Esses e outros modelos apresentam uma descrição própria, porém destacam a importância de se ter os RH necessários para a organização e os projetos atingirem seus objetivos. O processo de Gerência de Recursos Humanos (GRH) do modelo MPS.BR contempla três áreas: planejamento, recrutamento e avaliação de RH; treinamento; e gerência de conhecimento (ASSOCIAÇÃO PARA PROMOÇÃO DA EXCELÊNCIA DO SOFTWARE BRASILEIRO, 2007b, p. 28).
Optou-se por utilizar como base o MPS.BR justamente por ser um modelo novo e estar adequado ao perfil das organizações brasileiras. O objetivo da ferramenta é auxiliar as organizações que desejam se adequar ao processo de GRH, visando usufruir melhor dos seus recursos e mantê-los sempre consistentes com a necessidade do negócio.\\\'